Notícia

Quase uma década de excelência: CBTM é indicada novamente entre as melhores confederações no Prêmio Sou do Esporte

Atual bicampeã, entidade faz parte do Top 5 das confederações desde a primeira edição da premiação de governança e agora foi indicada a outra categoria: Equidade – Melhores Práticas

Entrega da premiação em 2021 teve a presença da CBTM. Foto: Acervo Pessoal.

Por Nelson Ayres (Fato&Ação Comunicação)

25/01/2023 14h00


Quando o Prêmio Sou do Esporte foi criado, em 2015, o objetivo era medir a evolução das ações de governança entre as confederações esportivas, em um momento de reorganização das entidades, que viviam a experiência de acompanhar de perto, pela primeira vez, a organização dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos. Quase uma década depois, muita coisa mudou no esporte brasileiro e muitas foram as entidades premiadas, mas uma delas esteve presente em todas as edições: a Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM).

Em 2022 não foi diferente. Na próxima sexta-feira (27), às 20h15, no estúdio da Bandsports, em São Paulo (SP), acontece a premiação dos melhores da temporada passada, com a CBTM novamente no Top 5 da governança. Além disso, a responsável pela organização do tênis de mesa brasileiro será premiada em outra categoria:  Equidade – Melhores Práticas. Cinco entidades (além da CBTM, as Confederações de Vela, Skate, Desporto na Neve e Atletismo) serão contempladas, cada uma em um aspecto: Equidade, Transparência, Integridade Institucional, Prestação de contas e Modernização.

“Essa nova forma de analisar vai tirar a comodidade dos estatutos, já que não será analisado de uma maneira geral e sim, para a melhor prática de um vetor. Isso vai dar uma mexida nas entidades. Essa mudança cultural é importante, pois significa uma vontade de modernizar o esporte”, pontua Fabiana Bentes, presidente da Sou do Esporte.

No quesito governança, a CBTM é a atual bicampeã, tendo sido premiada como a melhor entidade em 2019 e 2021 (em 2020, por conta da pandemia de Covid-19, não houve premiação). Nas demais edições, ocupou posições entre o segundo e o quinto lugar, sempre em ordem progressiva de evolução. Trata-se do único prêmio de governança no esporte da América Latina, reconhecido internacionalmente pela organização dinamarquesa Play The Game.

“A presença da CBTM em sete premiações consecutivas mostra que o trabalho desenvolvido no tênis de mesa brasileiro tem consistência e não é resultado de algo pontual. O reconhecimento público através da Sou do Esporte e de outros indicadores, como o Programa GET e o Rating Integra, é importante para que possamos seguir nesta trajetória”, ressalta o presidente da CBTM e vice-presidente da Federação Internacional de Tênis de Mesa, Alaor Azevedo.

“A CBTM avançou bastante. O prêmio mostra não só a evolução, mas o compromisso da entidade em pautar a governança como prioridade na sua gestão. Acreditamos que a governança é um top down, ou seja, se o chefe não quer, ninguém faz”, diz Fabiana, que detalha como era o panorama em 2015, quando foi criado o Prêmio:

“Em 2015, ninguém falava de governança, principalmente no esporte. Se resistia ao critério de governança. Hoje, é uma prática. E uma exigência da iniciativa privada. A gente via uma necessidade de transmitir bons valores culturais para o esporte. Governança faz parte de uma cultura da entidade. Para nós, muito mais importante do que o cumprimento da Lei – que nada mais é do que uma obrigação –, são as ações que diferenciam essas organizações”.

Em 2021, a CBTM superou as confederações de vôlei (2° lugar), vela (3°), rúgbi e triátlon (ambas em 4°), e golfe (5°). Na premiação que será divulgada na sexta-feira, concorrem novamente as confederações de vela, golfe, vôlei e rúgbi, além da entidade que comanda o atletismo, debutando entre as melhores.

A Sou do Esporte é uma associação sem fins lucrativos que atua como rede de relacionamento entre atletas, entidades esportivas, poder público e setor privado. Entre seus principais valores estão a ética, a transparência, o trabalho em equipe e a responsabilidade com si próprio e terceiros. Dentro desta missão, a presidente Fabiana Bentes acredita que a contribuição foi grande para as entidades.

“Houve uma evolução das notas. Na primeira edição, eram apenas três entidades com notas acima de 5,0. Hoje, são mais de dez com notas acima de 7,0. A pauta está cada vez mais em evidencia. Os pequenos estão vendo a necessidade disso para crescer também”, finaliza.



FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa Institucional e de Eventos da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM)

Atendimento aos profissionais de imprensa: Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações