Notícia

Hugo Calderano é superado por Ma Long nas semifinais e encerra campanha histórica no Grand Smash Singapura com o bronze

Brasileiro foi o único não-chinês presente nesta fase da competição nas disputas individuais

Com o bronze, brasileiro conquistou 700 pontos no ranking mundial - Foto: WTT

Por Luis Miguel Ferreira

18/03/2023 10h12


Um campanha histórica e um grande duelo contra um dos maiores mesa-tenistas de todos os tempos. Após passar por quatro grandes adversários, o brasileiro Hugo Calderano chegou às semifinais do Grand Smash Singapura e foi superado pelo número dois do ranking, o tricampeão mundial e bicampeão olímpico Ma Long, da China: 4 sets a 1. 

Com o resultado, que teve parciais de 6/11, 6/11, 4/11, 11/8 e 8/11, o atual número cinco do mundo fica com a terceira colocação do Grand Smash e recebe 700 pontos no ranking. O brasileiro foi o único que venceu um set do 'GOAT', como também é conhecido o chinês, durante toda a competição.

Hugo Calderano foi o único não-chinês presente nesta fase da competição, levando em consideração as disputas individuais. Se considerarmos também as disputas de duplas do Grand Smash Singapura 2023, Hugo é o único atleta não nascido no continente asiático nas quatro primeiras colocações dem Singapura.

O caminho de Hugo até a semifinal

Em sua estreia no Grand Smash Singapura, Hugo Calderano bateu o sul-coreano Cho Seungmin (#57) por 3 sets a 2, em duelo válido pela rodada de 64. Na sequência o adversário foi o japones Yukiya Uda (#20) e Hugo mais uma vez avançou após triunfo por 3 sets a 1. Nas oitavas de final, o número cinco do mundo confirmou o favoritismo e deixou Darko Jorgic, número 10 do ranking mundial, pelo caminho: 3 sets a 1. 

Nas quartas de final, vitória contra o nigeriano Quadri Aruna, atual número 14 do ranking mundial, por 4 sets a 0, com parciais de 11/7, 12/10, 11/2 e 11/2. Neste sábado, em duelo válido pelas semifinais, revés por 4 sets a 1 ( 6/11, 6/11, 4/11, 11/8 e 8/11) para o número dois do mundo, o chinês Ma Long.

O jogo


O duelo começou disputado e o primeiro set ficou com o chinês, que marcou os dois primeiros pontos da partida e abriu vantagem. Hugo até diminuiu, mas o número dois do ranking mundial fechou o primeiro set com 11 a 6. A parcial se repetiu no segundo set. Hugo Calderano conseguiu deixar a vantagem do chinês em apenas um ponto durante boa parte do game, mas Ma Long ampliou: 2 sets a 0.

Na frente no placar, o chinês abriu a maior vantagem da partida no terceiro set: sete pontos. Hugo até ensaiou uma recuperação, mas Ma Long fechou o set em 11 a 4. No quarto set, o brasileiro brilhou e aproveitou os erros do adversário. Cirúrgico, Calderano conseguiu a virada e fechou em 11 a 8: 3 a 1. Este foi o primeiro set perdido pelo chinês em toda a competição.

O quinto set  reservou muita emoção e Hugo mais uma vez mostrou toda sua qualidade. Mas Ma Long, um dos maiores mesa-tenistas de toda a história, quase não errava e estava em um dia inspirado. Com a parcial de 11 a 8, vitória do chinês por 4 sets a 1.
 

Serviço do jogo
 

Hugo Calderano 1 x 4 Ma Long (China)
Grand Smash Singapura 2023 - Semifinal
Data: 18/03/2023 - Sábado
Parciais: 6/11, 6/11, 4/11, 11/8 e 8/11


  
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por CBTM (@cbtenisdemesa)

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações