Notícia

Curso chancelado pela ITTF forma nove classificadores paralímpicos durante o Aberto Internacional

UniTM, em parceria com o projeto Educação Paralímpica do CPB, colocou em prática o conteúdo; Brasil mais que dobra o número de classificadores com esta ação

Classificadores certificados durante o Aberto Paralímpico do Brasil. Foto: Miriam Jeske

Por Nelson Ayres e Paulo Rocha (Fato&Ação) – Assessoria de Imprensa CBTM

26/03/2023 12h00


O Brasil terá dez novos classificadores paralímpicos no tênis de mesa. Neste sábado (25), o curso ministrado com a chancela da Federação Internacional de Tênis de Mesa (ITTF) e oferecido pela Universidade do Tênis de Mesa (UniTM), em parceria com o projeto Educação Paralímpica, do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), teve o seu último dia de conteúdo durante o Aberto Paralímpico do Brasil.

Gerente de Ciência do Esporte da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM), Taísa Belli ressaltou a importância do curso de classificação para a modalidade, mais que dobrando o número de pessoas especializadas nesta função a partir de agora.

"É muito importante, pois há uma demanda crescente de competições paralímpicas no Brasil, de atletas participando de competições nacionais e entrada de novos atletas que, quando chegam, precisam ser classificados. Portanto, precisamos ter classificadores habilitados para isso, certificados e competentes para essa tarefa. Hoje, nosso quadro é pequeno e esse curso vem para somar, aumentar nosso quadro de classificadores para atender a essa demanda", explicou Taísa, revelando que no Brasil, atualmente, só há seis classificadores atuantes:

"É muito pouco para o tamanho do nosso país. E muitas vezes há conflito na agenda deles, coisa que impede de estarem em todos os eventos conosco. Agora, temos essa turma potencial de nove novos classificadores".

O conteúdo que os alunos receberam foi o de classificação em tênis de mesa da ITTF, nível 1. Ele faz parte do portfolio de cursos para formação de classificadores e as aulas aconteceram no próprio Centro Paralímpico Brasileiro, desde o dia 21. O projeto Educação Paralímpica arcou com todo o financiamento do curso e operacionalização de plataforma de ensino.

"Nos primeiros dias os alunos tiveram aulas teóricas sobre classificação, acompanharam as classificações dos atletas e puderam fazer a classificação dos atletas que estão em competição. Ao final, eles fazem uma avaliação para que possamos verificar, desta turma de dez alunos, quantos serão classificados como classificadores nível 1 da ITTF".

Além de fornecer a grade de conteúdo do curso, a ITTF fez a indicação das formadoras. A formadora principal foi Cintia Marino, da Argentina, classificadora da ITTF.  Ela é classificadora funcional pelo Comitê Paralímpico Internacional de Tênis de Mesa (IPTTC) desde 2003, e reúne atuações em eventos internacionais desde 2007, como Jogos Parapan-Americanos, Jogos Parapan-Americanos da Juventude, Copa Tango, dentre outros torneios.

Lembrando que, além do curso de classificadores da ITTF, o Aberto do Brasil está sendo palco também do curso de Gestão de Eventos no Tênis de Mesa, promovido pela Universidade do Tênis de Mesa, ministrado por Kleber Augusto Ribeiro, membro do Conselho de Administração da CBTM.

 

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM)

Atendimento: Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações