Notícia

Com 14 atletas, Brasil inicia a disputa do Sul-Americano Sub-11 e Sub-13 nesta terça-feira

Equipe que participa do torneio no Paraguai tem bons nomes da nova geração, como Flávio Coelho e Valentina Saravi, e outros que debutam internacionalmente

Igor Tengan é uma das novidades da Seleção Brasileira. Foto de Arquivo: Miriam Jeske.

Por Nelson Ayres (Fato&Ação) – Assessoria de Imprensa CBTM

08/05/2023 15h45


O tênis de mesa brasileiro inicia nesta terça-feira (8) mais um desafio internacional. Para muitos, a primeira oportunidade de mostrar seu valor em uma competição no exterior, o Campeonato Sul-Americano Sub-11 e Sub-13, que termina no domingo (14) terá a presença de 14 atletas do país, na capital paraguaia, Assunção.

Entre os nomes convocados, alguns já contam com experiência em eventos internacionais, principalmente os meninos e meninas do sub-13. São os casos de Flávio Coelho e Valentina Saravi, apenas para citar dois nomes entre os convocados. Ambos já ganharam medalhas em etapas de WTT Youth Contender e foram chamados por méritos técnicos.

Outros integram o grupo após conquistarem vagas na Seletiva Olímpica de Jovens, realizada no final de março, no Centro Paralímpico Brasileiro, em São Paulo. São os casos da paranaense Karoline Gruchoski, do catarinense Vinícius Rech e do paulista Victor Thiófilo.  

Mas há nomes que vão debutar internacionalmente. São cinco na categoria sub-11: Sarah Weizman, Artur Jacob, Henrique Osaka, Igor Tengan e Joaquim Rodrigues. A delegação ainda tem as presenças de Argemiro Candido, Isabela Paterno, Ana Imai e Alice Jacinto. O técnico Fernando Shiguetomi comanda a delegação brasileira em Assunção.

“A Seleção Brasileira é um grande sonho para todos esses jovens atletas. Estamos com uma equipe forte para a competição, alguns estreando, mas outros com bastante experiência e até medalhistas em competições internacionais”, analisa o treinador da equipe brasileira.

Uma das principais forças do continente, o Brasil costuma ter um desempenho destacado nas competições sul-americanas de base. O último Sul-Americano desta faixa etária foi disputado em junho de 2022, em Salta, na Argentina. De lá, o Brasil trouxe uma mala cheia de medalhas: foram quatro ouros, seis pratas e um bronze, tendo participado dos pódios de todas as categorias nas disputas por equipes, além de títulos importantes, como as de Flávio Coelho e Mahayla Sardá, nas categorias sub-11 masculino e sub-13 feminino, respectivamente.

Confira a programação dos eventos do Sul-Americano em Assunção:

Terça, 9 – Equipes – Fase de Grupos;

Quarta, 10 – Equipes – Fase de Grupos, Oitavas e Quartas de Finais;

Quinta, 11 – Equipes – Semifinais e Finais;

Sexta, 12 – Duplas – Fases Eliminatórias até as semifinais;

Sábado, 13 – Individual – Fase de Grupos e Oitavas de Finais;

Domingo, 14 – Individual – Oitavas, Quartas, Semifinais e Finais / Duplas – Finais.

 

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM)

Atendimento: Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações