Notícia

Jogos Parapan-Americanos de Jovens: tênis de mesa brasileiro terá oito representantes em Bogotá, na Colômbia

Competição de tênis de mesa acontece entre sábado (3) e segunda-feira (5)

Atleta da classe 8, Sophia Kelmer jogará o Parapan de Jovens pela primeira vez em Bogotá - Foto: Miriam Jeske/CBTM

Por Comunicação CBTM

02/06/2023 14h30


Os Jogos Parapan-Americanos de Jovens de Bogotá 2023 começam neste sábado (3) e o Brasil terá representantes em 10 modalidades na Colômbia. E entre elas está o Tênis de Mesa. Serão oito atletas brasileiros que irão à mesa em busca de medalhas nas disputas individuais e por duplas. 

A delegação contará com Nicole dos Santos (classe 2), Cadu Moraes e Lucas Arabian (classe 5), Jean Carlos de Souza, Sophia Kelmer e Lethicia Lacerda (classe 8), Karina Becker (classe 9) e Gabriel Antunes (classe 10). Os jogos acontecem entre o sábado (3) e a segunda-feira (5). Os primeiros compromissos serão pela fase de grupos.


Cadu Moraes é um dos oito brasileiros a competir em Bogotá - Foto: Miriam Jeske/CBTM

No tênis de mesa, atletas de 11 paises - filiados ao Comitê Paralímpico das Américas -  participam da competição. Além dos brasileiros, mesa-tenistas de Argentina, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, El Salvador, Equador, Guatemala, México e Venezuela estarão na disputa pelo pódio.

Esta será a segunda vez que a capital da Colômbia receberá os Jogos Parapan-Americanos de Jovens. A primeira, no ano de 2005, marcou a estreia do Brasil no evento. E em 2023 a competição terá um sabor super especial para Sophia Kelmer. Em Bogotá, a brasileira disputará seu primeiro Parapan-Americanos de Jovens.

''Eu me preparei muito para esses Jogos Parapan-Americanos, que será o primeiro que vou disputar. Estou muito feliz em estar aqui tendo mais esse experiência incrivel na minha carreira e tenho certeza que fizemos um excelente trabalho no CPB com a comissão da seleção. Já participei de algumas competições este ano e isso me deu mais confiança para chegar preparada aqui em Bogotá. Estou muito animada e espero conquistar grandes resultados para o Brasil.'', explicou a carioca. 



Lethicia Lacerda, atleta da classe 8,  será uma das brasileiras em Bogotá - Foto: Miriam Jeske/CBMT

Outro atleta que aguarda ansiosamente os jogos em Bogotá é Lucas Arabian. Após passar por uma cirurgia e ficar de fora do Aberto Paralímpico do Brasil, o atleta da classe 5 retorna à mesa nos Jogos Parapan-Americanos de Jovens. 

''Venho treinando há um mês e vou dar meu máximo. Acredito que tenho potêncial para atingir um bom resultado aqui no Parapan de Jovens. Será uma competição muito boa para esse meu retorno ao circuito, depois da difícil cicurgia que fiz. Estou muito ansioso e acredito que vou conseguir um ótimo resultado.'', finalizou o medalhista no Mundial de Granada.


Lucas Arabian em ação no Mundial de Granada, em 2022. Brasileiro foi bronze na Espanha - Foto: André Soares/CBTM

Histórico

O evento é destinado para competidores de 12 a 20 anos (ou que completaram ou farão 21 anos ainda em 2023), oriundos de 21 países das Américas. De acordo com o Comitê Organizador Local (LOC, na sigla em inglês), haverá cerca de 900 atletas, ao todo, de 2 a 12 do próximo mês em Bogotá. O Brasil será representado por uma delegação com média de idade de 17,39 anos.

O Brasil estreou no evento com 134 medalhas (78 de ouro, 39 de prata e 17 de bronze), em Bogotá, no ano de 2009. Quatro anos depois, na cidade de Buenos Aires (ARG), o país teve o seu melhor desempenho e foi campeão com 209 pódios (102 ouros, 65 pratas e 42 bronzes).

Já em 2017, em São Paulo, última vez em que os Jogos Parapan-Americanos de Jovens foram realizados, o Brasil voltou a liderar o quadro de medalhas, com 139 no total: 66 de ouro, 41 de prata e 32 de bronze. 

*Com informações do Comitê Paralímpico Brasileiro

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações