Notícia

Copa Pan-Americana: Irmãs Takahashi comandam o show brasileiro em Corpus Christi

No Texas, Bruna e Giulia resolvem seus jogos em menos de 30 minutos. No masculino, Ishiy e Jouti também avançam na competição

Bruna Takahashi atropelou na estreia. Foto: ITTF Américas.

Por Henrique Porto (Fato&Ação) – Assessoria de Imprensa CBTM

20/01/2024 00h55


A Copa Pan-Americana teve início na sexta-feira (19) em Corpus Christi, no Texas, Estados Unidos. Reunindo apenas dois atletas de cada país por gênero e valendo vaga na Copa do Mundo, a competição começou promissora para os brasileiros. Todos avançaram às quartas de finais, com destaque para as irmãs Takahashi.

A atual número 22 do mundo, Bruna estreou mostrando toda a sua categoria e não deu chances à dominicana Shary Munoz. Venceu em quatro sets diretos, com as parciais de 11/4, 11/8, 11/3 e 11/5. Foram 22 pontos quando teve o saque e outros 22 quebrando o saque de sua adversária.

Agora, joga por uma vaga na semifinal contra a argentina Ana Codina. A partida está marcada para este sábado (20), a partir das 14h50 (de Brasília), no American Bank Center. E se Bruna precisou de 22 minutos para despachar a dominicana, sua irmã Giulia (97ª) não deixou por menos.

Em menos de meia hora bateu a cubana Daniela Fonseca Carrazana, também por quatro sets diretos. As parciais foram de 11/7, 11/7, 11/3, 11/5. Nas quartas de final, a brasileira mede forças com a norte-americana Amy Wang, a partir das 20h50 deste sábado.

Masculino

Primeiro brasileiro a entrar em ação, Vitor Ishiy (94°) bateu o norte-americano Sid Naresh por 4 sets a 2, em jogo equilibrado. As duas primeiras parciais foram vencidas por Ishiy apenas no desempate (12/10). Os dois sets seguintes foram vencidos pelo atleta da casa, em duplo 11/8.

Nos sets finais, o brasileiro conseguiu se impor abrindo respectivamente cinco e quatro pontos de vantagem, que lhe deram a tranquilidade para fechar ambos em 11/7, levando o jogo. Avançou para enfrentar o canadense Edward Ly, às 14h deste sábado.

Também por 4 sets a 2, Eric Jouti (169°) venceu ao argentino Horacio Cifuentes. Foi superado no primeiro set por 11/7, dando o troco no segundo, por 11/6. A terceira parcial foi para o desempate, com o mesa-tenista portenho vencendo por 14/12. Mas parou por aí.

Jouti arrebatou os três sets seguintes e cravou a sua vaga nas quartas de finais. As parciais foram de 11/9, 12/10 e 11/8. Neste sábado terá como oponente o chileno Nicolas Burgos, o atleta de melhor ranking na competição masculina (51°). O jogo inicia às 21h40.

Recordando que, no gênero masculino, o Brasil venceu as quatro edições da Copa Pan-Americana. Hugo Calderano faturou a competição em 2018, 2019 e 2020, enquanto Gustavo Tsuboi venceu a primeira edição do torneio, em 2017.

O canal da ITTF Américas no YouTube (https://www.youtube.com/@ITTFAmericas) transmite os jogos ao vivo e gratuitamente.

 

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM)

Atendimento: Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações