Notícia

Líder de Ciência do Esporte da CBTM conclui o Programa de Formação Coach Developers

Camila Cardoso participou do curso, iniciado em agosto e encerrado na semana passada

Camila Cardoso exibe o diploma do curso. Foto: Acervo pessoal.

Por Nelson Ayres (Fato&Ação) – Assessoria de Imprensa CBTM

20/01/2024 15h50


A líder de Ciência do Esporte da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM) e da Universidade do Tênis de Mesa (UniTM), concluiu na última semana o Programa de Formação Coach Developers do COB. A ação reuniu profissionais com a responsabilidade de estruturar, planejar, conduzir e avaliar ações de formação e desenvolvimento de treinadores – e que precisam dominar diferentes competências para promover a aprendizagem de adultos.  

A conclusão do curso, oferecido pela área de desenvolvimento esportivo do COB, foi realizada no auditório do Centro de Treinamento do Comitê, no Rio de Janeiro. O conteúdo teve início em agosto do ano passado. No encontro final, os participantes apresentaram as ações desenvolvidas nos últimos meses. Camila mostrou o projeto desenvolvido (e que ainda terá mais etapas) com os Formadores de Treinadores da UniTM, responsáveis por ministrarem os cursos de treinadores.

O projeto foi a realização de um "Espaço Social de Aprendizagem", que teve como uma das etapas o mapeamento de demandas dos formadores a respeito do tópico "avaliação" e posterior encontro para explorar e discutir as demandas apresentadas.

“Os treinadores da CBTM se engajaram e participaram ativamente do processo. E a gente vai ter muita continuidade das ações, buscando qualificá-los ainda mais. Foi uma honra participar deste projeto como um todo”, detalhou Camila Cardoso, após a conclusão do curso.

Durante o encontro também foi realizada uma projeção de futuro, momento em que foram discutidas ideias para a continuidade dos projetos realizados neste curto período de tempo em que o programa ocorreu.

No Modelo de Desenvolvimento Esportivo do COB, as competências são centradas em três eixos: Estruturação e Planejamento de Ambientes de Aprendizagem; Suporte ao Desenvolvimento Profissional de Treinadores; e Implementação de Processos Avaliativos. Camila foi uma das dez selecionadas para o Programa 1 – Formação Geral como Coach Developer. Os selecionados participaram de encontros com formadores e atuaram junto a treinadores de seu contexto, desenvolvendo ações formativas, através de estratégias como a mentoria, facilitação de sessões, entre outras.


FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM)

Atendimento: Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações