Notícia

Copa Pan-Americana: Na raça, Bruna Takahashi arranca uma vaga na final

Brasileira sai na frente, leva a virada da norte-americana Lily Zhang, mas empreende reação que a coloca na decisão da medalha de ouro em Corpus Christi (EUA)

Por Henrique Porto (Fato&Ação) – Assessoria de Imprensa CBTM

21/01/2024 17h25


Bruna Takahashi é finalista da Copa Pan-Americana. No início da tarde deste domingo (21), a brasileira precisou de sete emocionantes sets para superar a norte-americana Lily Zhang. A partida, realizada no American Bank Center, em Corpus Christi (EUA), teve como parciais 11/8, 10/12, 6/11, 8/11, 11/9, 11/9 e 11/8.

Agora, vai atrás da primeira medalha de ouro brasileira na história da competição feminina. Em sua quinta edição e reunindo apenas dois atletas de cada país por gênero, a Copa Pan-Americana vale vaga na Copa do Mundo, importante competição do ciclo olímpico.

A brasileira retorna à mesa ainda neste domingo, a partir das 22h50 (de Brasília), quando enfrenta a norte-americana Amy Wang. A final pode ser acompanhada gratuitamente pelo canal da ITTF Américas no YouTube (https://www.youtube.com/@ITTFAmericas).

O jogo

O primeiro set foi bastante equilibrado. Ao menos até o empate em oito pontos. Depois disso só deu Bruna, que anotou por três vezes seguidas e fechou a parcial em 11 a 8.

O segundo set começou o Bruna mais dispersa, chegando a ficar em uma desvantagem de quatro pontos. Buscou o empate em 9 a 9, depois 10 a 10, antes de cair por 12 a 10. A terceira parcial caminhava bem para a brasileira até o 5 a 5. Depois disso, Zhang assumiu o controle das ações e fechou em 11 a 6.

Zhang pisou no acelerador no quarto set, abrindo 4 a 1 e forçando Bruna a gastar um pedido de tempo. A pausa acalmou a brasileira, que conseguiu encostar no placar, mas o estrago já estava feito e a parcial fechou em 11 a 8 para a norte-americana.

O quinto set repetiu o roteiro do primeiro. Chegou empatado a oito pontos e depois Bruna passou a controlar as ações, desta vez fechando em 11 a 9. Já o sexto set caminhava favorável a Bruna, até Zhang reagir e buscar o empate em nove pontos. Sem poder vacilar, a brasileira manteve a calma e fechou a parcial em 11 a 9.

A sétima e derradeira parcial foi uma montanha russa de emoções. De cara Bruna abriu 3 a 0, mas viu Zheng empatar. Depois foi a vez da norte-americana abrir 6 a 3, mas a brasileira buscou o empate em seis pontos. A partir daí, dominou as ações, marcando cinco pontos contra dois da adversária, fechando a parcial em 11 a 8 e o jogo em 4 sets a 3.

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM)

Atendimento: Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações