Notícia

Após 15 anos de ausência no calendário, Brasil recebe Aberto Paralímpico Fator 40 na próxima semana

Competição que distribui o maior número de pontos no ranking mundial foi realizada no país pela última vez em 2009; ao todo, 157 atletas de todo o mundo estão inscritos

A holandesa Kelly Van Zon, número 1 do mundo na classe 7, é uma das participantes do evento. Foto: ITTF.

Por Nelson Ayres (Fato&Ação) – Assessoria de Imprensa CBTM

24/01/2024 14h30


O Brasil recebe na próxima semana, entre os dias 1 e 4 de fevereiro, o Aberto Paralímpico Internacional do Fator 40, que distribui maior número de pontos no ranking mundial da Federação Internacional de Tênis de Mesa (ITTF). Eventos do Fator 40 não são realizados no país desde 2009, quando Brasília sediou a competição. Neste ano, a disputa acontecerá no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo (SP). Trata-se do primeiro evento oficial da modalidade em território brasileiro nesta temporada.

Em 2022 e 2023, o Brasil voltou a sediar eventos paralímpicos internacionais após 12 anos de ausência no calendário internacional. Porém, ambos eram do Fator 20, que distribui menos pontos no ranking. Nesta temporada, São Paulo também sediará um torneio do Fator 20, entre os dias 6 e 8 de outubro.

Para a competição da próxima semana, estão inscritos 157 atletas de Brasil e outros 18 países: Argentina, Chile, Coreia do Sul, Costa Rica, Croácia, Espanha, França, Grã-Bretanha, Holanda, Israel, Nova Zelândia, Japão, Portugal, República Tcheca, Romênia, Suécia, Taipei e Venezuela.

Os brasileiros são maioria nesta lista, com 54 inscritos. Logo depois vem a França com 19 atletas, seguida por Chile (12), Espanha (11) e Taipei (11). Nomes importantes estão na lista. Além de contar com todos os medalhistas brasileiros nos Mundiais de 2018 e 2022 e nos Jogos Paralímpicos de 2016 e 2021, muitos craques internacionais estão confirmados.

Entre os Top 5 do ranking mundial das diversas classes, vários nomes confirmados entre os inscritos de outros países: o sul-coreano Kiwon Nam (M1), os franceses Mateo Boheas (M10) e Lea Ferney (F11), a holandesa Kelly Van Zon (líder do ranking da classe F7) e a japonesa Yuri Tomono (F8).

Os jogos acontecem entre 10h e 20h, sendo que a tabela só será divulgada no início da próxima semana, bem como as classes que serão disputadas em São Paulo. O evento tem entrada franca ao público.   

 

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM)

Atendimento: Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações