Notícia

Representantes do Pickleball buscam aprender com o tênis de mesa durante o Aberto Paralímpico Fa40

Febre nos Estados Unidos, esporte que começa a se consolidar no Brasil também é disputado com raquetes e teve confederação fundada recentemente

Representantes do Pickleball ao lado do presidente Alaor Azevedo e do presidente da Federação de SP, Fábio Mattos. Foto: Dhavid Normando/FVimagem/CBTM

Por Nelson Ayres e Paulo Rocha (Fato&Ação) – Assessoria de Imprensa CBTM

03/02/2024 19h50


O sucesso do tênis de mesa brasileiro atraiu a atenção de uma outra modalidade, similar, interessada em trilhar o mesmo caminho. Neste sábado (3), terceiro dia de disputa do Aberto Paralímpico ITTF Fa40, dirigentes ligados ao Pickleball estiveram no CPB para buscar uma aproximação com o tênis de mesa. São modalidades similares, pois ambas utilizam raquetes (específicas) para as suas práticas.

Paulo André, presidente da Confederação Brasileira de Pickleball, marcou presença no ITTF Fa40, acompanhado por George Silva, diretor geral da entidade, e Rogério de Almeida Silva, da Federação Paulista da modalidade. O objetivo deles, além de assistir a um evento de ponta, é buscar uma parceria com o tênis de mesa.

"Viemos com o intuito de integrar os dois esportes. Enxergamos uma parceria muito saudável entre as duas modalidades. Ambos são esporte de raquetes e extremamente inclusivos, e considero uma aproximação muito próspera pela frente", disse Paulo André, explicando os rumos que o Pickleball vem tomando no Brasil:

"A Confederação Brasileira de Pickleball foi criada há apenas um mês, mas já havia a Federação Paulista, que vinha desenvolvendo o esporte, organizando eventos desde a metade do ano passado. Houve participação nos Jogos da Melhor Idade, da Prefeitura de São Paulo, foram feitos eventos com mais de 300 participantes e precisamos de mais quadras, pois a procura é grande. A Confederação já fechou contratos com alguns canais de televisão para transmissão de eventos. Este ano, teremos o primeiro Campeonato Latino-Americano organizado pela PPA (Federação Norte-Americana) aqui no Brasil. Cremos em um belo 2024", completou.

Paulo André acredita numa parceria entre a Confederação Brasileira de Pickleball e a Confederação Brasileira de Tenis de Mesa (CBTM). Para ele, é viável uma parceria público-privada, já que o Pickleball também possui parceiros muitos sólidos, dispostos a investir em esportes disputados com raquetes em geral. Segundo o dirigente, há marcas interessadas a investir em ambos esportes.

"O tênis de mesa é um esporte muito consolidado, um esporte olímpico, e temos muito a aprender com ele", concluiu.

Novidade

Febre nos Estados Unidos, o Pickleball chegou ao Brasil há pouco mais de cinco anos. Pode ser jogado individualmente ou em duplas, em ambientes fechados ou ao ar livre, com raquetes, uma bola e uma quadra parecida com a de tênis, porém menor (13,41m x 6,10m). O objetivo, assim como de outros esportes de raquete, é passar a bola por cima da rede e dificultar para que o adversário não consiga devolvê-la. 

 

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM)

Atendimento: Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações