Notícia

Com Bandeirões dos ídolos, CBTM faz homenagem in memorian a Lidney Castro, Ivan Passos Vinhas e Cláudio Kano

Presidente Alaor Azevedo se emocionou ao falar sobre sua convivência com os marcantes personagens, já falecidos

A família de Ivam Vinhas, Alaor Azevedo, o ex-jogador Aristides Nascimento e os bandeirões. Foto: Dhavid Normando/@dhavidnormandofotografia/CBTM

Por Paulo Rocha (Fato&Ação) – Assessoria de Imprensa CBTM

03/03/2024 21h35


Além de proporcionar disputas no mais alto nível do tênis de mesa em âmbito nacional, o TMB Platinum se caracteriza, durante a realização de suas etapas, como um evento que utiliza o grande interesse que desperta para homenagear ícones da modalidade. E os Bandeirões dos Ídolos, oferecidos pela Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM), são parte integrante deste congraçamento esportivo.

Depois do recordista paralímpico Iranildo Espíndola, homenageado no dia inaugural deste TMB Platinum – Ciclo I, disputado no CPB, em São Paulo, chegou a vez de agraciar in memorian três personalidades que deram grandes contribuições ao tênis de mesa brasileiro: Lidney Castro, Ivan Passos Vinhas e Cláudio Kano, já falecidos. Neste domingo (3), eles foram eternizados com seus Bandeirões.  

A cerimônia de entrega dos Bandeirões teve, como representantes dos ídolos, integrantes de suas famílias. E foi marcada por forte emoção: o presidente da CBTM, Alaor Azevedo, que conviveu muito proximamente aos três homenageados, não conseguiu conter as lágrimas em vários momentos de seu discurso. Afinal, como fez questão de afirmar, mais do que companheiros, foram três amigos com os quais teve o privilégio de conviver. 

"Cláudio Kano foi um jogador ímpar, participou do início do processo que levou o tênis de mesa brasileiro ao nível que está hoje em dia. Um dos melhores atletas de todos os tempos. Além disso, uma pessoa simpática, comunicativa, que irradiava alegria. Temos uma dívida de gratidão não somente com ele, mas com toda a família Kano, que estará sempre nos nossos corações", disse Alaor sobre Cláudio Kano, detentor de 12 medalhas em Pan-Americanos (sete de ouro), que faleceu tragicamente em um acidente de moto às vésperas de embarcar rumo a Atlanta-EUA para sua terceira disputa de Jogos Olímpicos.

O presidente da CBTM prosseguiu seu discurso emocionante falando sobre Lidney Castro, que presidiu a Federação Paulista de Tênis de Mesa por quase duas décadas e que foi uma das vítimas da pandemia de covid-19.

"Com o Lidney, tive uma relação de grande amizade. Sua principal qualidade era a lealdade. Me lembro que, em certa ocasião, ele foi convidado a se opor a mim numa eleição da CBTM e repudiou o convite na hora. Nossas famílias eram muito próximas. Foi embora muito cedo e será sempre lembrado", declarou Alaor, dedicando palavras também a Ivan Passos Vinhas.

"Minha relação com o Ivan vinha desde 1977. Como cursei medicina, conheci muitas pessoas de grande inteligência, mas ele foi o mais inteligente com quem pude conviver. Ele era a razão; eu, a emoção. Uma pessoa incomparável, a quem eu devo muito, não só no tênis de mesa, mas na minha vida. Nosso Presidente de Honra, que fica hoje merecidamente eternizado", concluiu Alaor Azevedo.

Após o discurso emocionado de Alaor, as famílias de Cláudio Kano, Lidney Castro, Ivan Passos Dias agradeceram ao presidente da CBTM pela homenagem, pela qual se disseram honrados. Os Bandeirões dos Ídolos ficam em exposição durante todas as etapas dos eventos TMB Platinum.

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM)

Atendimento: Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações