Notícia

Hugo Calderano celebra título da ITTF Americas Cup: “Feliz em levar o troféu para casa”

Além de levantar o troféu, Calderano assegurou a classificação para a Copa do Mundo de Tênis de Mesa, em Macau, juntando-se a Bruna Takahashi entre os representantes brasileiros na competição

Foto: ITTF

02/02/2026 10h44


Hugo Calderano pintou a América de verde e amarelo. Neste domingo (1), o brasileiro derrotou o norte-americano Kanak Jha por 4 sets a 1 na final do ITTF Americas Cup 2026. Calderano levou a melhor com parciais de 11/8, 6/11, 12/10, 11/9 e 11/9, encerrou a competição de forma invicta e garantiu mais um título continental para o Brasil.

Trajetória de Calderano em San Francisco

Ainda nas fases iniciais, Hugo estreou com vitória tranquila sobre o colombiano Emanuel Otálvaro, por 4 a 0 (11/9, 12/10, 11/2 e 11/6), garantindo vaga nas quartas de final. Ao longo do torneio, manteve alto nível de desempenho e, antes mesmo da decisão, já havia assegurado a classificação para a Copa do Mundo de Tênis de Mesa, em Macau.

Na decisão, Hugo começou melhor no primeiro set, mas viu Kanak Jha reagir e abrir 6/4. Com boa leitura de jogo, o brasileiro retomou o controle e fechou a parcial em 11/8. No segundo set, o norte-americano comandou as ações desde o início e empatou a partida ao vencer por 11/6.


Foto: ITTF

A partir da terceira parcial, Calderano cresceu nos momentos decisivos. Após buscar o empate e desperdiçar três set points, fechou o set em 12/10. No quarto, manteve o controle emocional para vencer por 11/9 e, no quinto set, liderou do início ao fim, confirmou mais um 11/9 e garantiu o título continental em solo norte-americano.

"Foi uma boa partida. Kanak teve um ótimo ano no ano passado, é um dos melhores jogadores do mundo. Eu sabia que seria um jogo difícil, ainda mais jogando em casa, onde ele conhece o local melhor do que eu. Estou feliz por conquistar esse título, vencer a Copa Pan-Americana e ir para casa com o troféu", comentou Calderano após a partida.

Rumo a Macau 2026

Apesar da eliminação na semifinal, Bruna Takahashi atingiu seu principal objetivo na competição e carimbou o passaporte para Macau 2026. A brasileira foi superada pela norte-americana Amy Wang por 4 sets a 1 (13/11, 11/3, 3/11, 15/13 e 12/10), em duelo decidido nos detalhes.


Foto: ITTF

Bruna iniciou sua trajetória na competição com vitória sobre a canadense Ivy Liao por 4 a 0, resultado que a colocou nas quartas de final. Na semifinal, após avançar na fase anterior, o confronto foi decidido nos detalhes e, com exceção do segundo set, todas as parciais tiveram margem mínima. Apesar da eliminação, o saldo é positivo: ao alcançar a semifinal, Bruna garantiu classificação direta para a Copa do Mundo de Tênis de Mesa de 2026.

As quartas de final

Giulia Takahashi encerrou sua participação na Copa Pan-Americana no sábado (31), ao ser eliminada nas quartas de final. A brasileira enfrentou a canadense Mo Zhang e acabou superada por 4 sets a 0 (13/11, 11/5, 11/8 e 11/5).

Após um primeiro set bastante equilibrado, decidido nos detalhes, a canadense passou a controlar as ações e confirmou a vitória. Giulia, que vinha de uma boa estreia, encerrou sua campanha no torneio.


Foto: ITTF

Guilherme Teodoro e Karina Shiray caem nas oitavas

Ainda no sábado, participação brasileira nas oitavas de final contou com as eliminações de Guilherme Teodoro e Karina Shiray.

No masculino, Guilherme enfrentou o anfitrião Kanak Jha e acabou derrotado por 4 sets a 1. O brasileiro perdeu os dois primeiros sets por 11/2 e 11/5, reagiu no terceiro ao vencer por 11/7. No entanto, o norte-americano fechou a partida com parciais de 11/7 e 11/8.

Já no feminino, Karina Shiray fez um jogo equilibrado diante de Amy Wang, mas acabou superada por 4 sets a 0, com parciais de 11/8, 13/11, 11/2 e 11/8. Apesar do placar, a brasileira conseguiu competir em diversos momentos, especialmente nos dois primeiros sets.

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Seleções
Seleção Olímpíca
Seleção Paralímpica
Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações