Notícia

Ranking Mundial - Semana 12 – Após Smash Singapura, Hugo Calderano perde uma posição e Bruna Takahashi volta a ser Top 20

Confira a análise completa do ranking mundial, na reta final de pontuação para os Jogos Olímpicos de Paris 2024

Hugo Calderano está em oitavo lugar. Foto: Wander Roberto/COB @wander_imagem

Por Nelson Ayres (Fato&Ação) – Assessoria de Imprensa CBTM

19/03/2024 08h15


O ranking mundial da 12ª semana de 2024 trouxe novidades importantes para os principais atletas brasileiros. Em razão da sua importância para a definição de cabeças de chave dos Jogos Olímpicos e para a definição da própria Seleção Brasileira em Paris, vamos trazer semanalmente a análise completa para que todos possam ter um panorama mais completo da disputa. O ranking completo, com as pontuações, pode ser visualizado AQUI.

Principal esperança de medalhas do Brasil nos Jogos, Hugo Calderano perdeu uma posição na última lista, ficando em oitavo lugar – desde novembro de 2018 está no Top 10. Ele foi ultrapassado pelo taiwanês Lin Yun-Ju, que agora é o sexto colocado. Pesou contra o brasileiro, principalmente, o desempenho ruim no Smash Singapura, já que ele perdeu 700 pontos conquistados em 2023 – na edição deste ano, somou apenas 20.

O adversário, que somou os 700 pontos da participação na semifinal, pulou para 3.106 pontos, 1.141 acima do brasileiro. Se os Jogos Olímpicos fossem hoje, ele seria o segundo cabeça de chave não chinês – o outro seria o francês Felix Lebrun, quinto colocado, com 3.132 pontos.

Além dos pontos obtidos no Smash Singapura (os dois adversários diretos foram semifinalistas), também contaram a favor de seus adversários os pontos obtidos no Mundial de Equipes de Busan (Yun-Ju conquistou 166 e Lebrun somou 267), em que o brasileiro optou por não ir para se dedicar aos treinamentos, além do desempenho em competições recentes que somavam mais pontos, como o Star Contender de Goa, vencido por Lebrun, e o Champions de Frankfurt, quando o asiático foi campeão.

A recuperação pode ocorrer nos próximos meses, antes dos Jogos Olímpicos. Competições como o Champions de Incheon (27 a 31/3) e Smash da Arábia Saudita (1 a 11 de maio) contam pontos importantes para colocar o brasileiro de volta ao lugar desejado. No Contender do Rio de Janeiro (20 a 26/5), poderá atuar ao lado de sua torcida e também pontuar no ranking.

Confira outros destaques do ranking:

Bruna volta ao Top 20 - Bruna Takahashi, que vem sendo figura cada vez mais frequente nos pódios internacionais do WTT, subiu dois degraus na última atualização. Ela somou 20 pontos em Singapura, o suficiente para alcançar novamente o Top 20 Mundial (19ª. Com cinco chinesas nas primeiras colocações, a brasileira está entre as 16 melhores que vão aos Jogos de Paris, o que pode significar um chaveamento melhor em busca de seu melhor resultado olímpico, na sua terceira participação na carreira.

Bruna Alexandre e Guilherme Teodoro avançam – Dois atletas que defenderam a Seleção no Mundial de Busan também subiram nesta semana: Bruna Alexandre e Guilherme Teodoro. Bruna subiu duas posições e está em 175° lugar na lista feminina, enquanto Teodoro pulou quatro no ranking masculino e está em 130°. Vitor Ishiy e Giulia Takahashi permanecem no Top 100.

Dupla mista também sobe – Vitor Ishiy e Bruna Takahashi avançaram mais uma posição, ocupando agora a 14ª colocação entre as parcerias. Em Singapura, somaram 175 pontos pela participação nas oitavas de final, a terceira melhor pontuação da dupla no ranking mundial.

Iizuka e Giulia se mantém no Top 10 de jovens – Leonardo Iizuka é um dos destaques no ranking mundial de jovens. Na categoria sub-19, ele caiu uma posição, mas segue no Top 10, em nono lugar. Giulia Takahashi é a melhor entre os atletas mais novos do Brasil. No sub-19 feminino, também caiu uma posição, mas está em oitavo lugar.



FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM)

Atendimento: Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações