Notícia

Assembleia Geral Ordinária da CBTM aprova contas da entidade por unanimidade e revela Plano de Apoio ao TMB Challenge Plus

Liquidez expressiva dá tranquilidade para quitação de compromissos; Federações também serão contempladas com incentivo

Participantes da Assembleia Geral da CBTM, no Rio. Foto: Nelson Ayres

Por Nelson Ayres e Paulo Rocha (Fato&Ação) – Assessoria de Imprensa CBTM

22/03/2024 15h35


Foi realizada nesta sexta-feira (22), no Centro de Eventos Berkeley, em Botafogo, Rio de Janeiro, a Assembleia Geral Ordinária da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM). O encontro, de formato presencial e virtual, teve expressiva participação de Federações. Nele, foram aprovadas por unanimidade as contas da CBTM referentes ao exercício de 2023 e tratados assuntos ligados ao desenvolvimento da modalidade.

Presidente da CBTM e vice-presidente da Federação Internacional de Tênis de Mesa (ITTF), Alaor Azevedo comandou a Assembleia, na qual a positiva situação econômica da entidade foi um dos principais temas. Também foram revelados um plano de incentivo ao TMB Challenge Plus e um projeto de apoio aos eventos estaduais.  

"A Assembleia Geral foi um sucesso. Tivemos participação de um número bem expressivo de Federações, e o item mais importante foi a aprovação das contas, por unanimidade. Tivemos um índice de liquidez atual é de 2.96; poucas entidades esportivas têm um número assim. Isso significa que temos condições suficientes para pagar compromissos de médio e curto prazo", relatou Alaor, apontando outros assuntos relevantes tratados na Assembleia.

"Outro item muito importante foi nosso novo projeto, Plano de Apoio ao TMB Challenge Plus. Também haverá um projeto similar de apoio aos eventos estaduais. Serão destinados cerca de R$ 360 mil para compra de materiais, transmissões e várias outras ações. Isso visa melhorar o nível, principalmente, da Mesa 1 e a transmissão de 16 eventos TMB Challenge Plus e o apoio a dez Federações para compra de materiais", completou Alaor.  

Além dos já citados, foram tratados na Assembleia Geral os seguintes temas: apresentação do calendário de atividades, plano estratégico, previsão orçamentária e das taxas de 2024; aprovação de alterações ao Estatuto Social da CBTM; adequações ao Programa Gestão, Ética e Transparência do COB; e aprovação do novo Código de Ética.

Participaram da Assembleia, de forma presencial, pela CBTM: Alaor Azevedo (presidente), Vilmar Schindler (vice-presidente) Sandro Abrão (gerente de seleções), Pablo Ribeiro (secretário geral), Marcos Carvalho (diretor), Danielle Schroeder (gerente administrativa e financeira) e Ana Paula Terra (consultora de governança). Também de maneira presencial, participaram os seguintes presidentes de Federações Estaduais de Tênis de Mesa: Ivon Schindler (Santa Catarina), Rosiane Viana (Rio de Janeiro), Marcelino Silva Neto (Pará), Marco Antônio Dillemberg (Rio Grande do Sul), Marco Antônio Tavares (Mato Grosso do Sul) e André Silva (Pernambuco).

De forma virtual, participaram Emerson Jerônimo (membro do Conselho Administrativo), Gustavo Yokota (presidente da Comissão de Atletas), Pedro Lima (presidente da Comissão da Árbitros) e os seguintes presidentes de Federações Estaduais: Fábio Matos (São Paulo), Israel Barreto (Amazonas), Jadelson dos Santos (Piauí) Jesse Tagino (Rondônia) José Raimundo de Freitas (Goiás), Mário Sérgio Malheiros (Mato Grosso), Raphael Dias (Tocantins), Rodrigo do Vale (Roraima) e Valberto de Almeida (Ceará).

Palestras

Numa elogiável iniciativa, foram ofertadas pela Assembleia Geral Ordinária da CBTM uma série de palestras online voltadas ao âmbito gerencial esportivo, com os seguintes temas e palestrantes (com acesso nos links disponíveis no Edital de Convocação da CBTM):

Sexta-feira (22/3)

. LGPD e o dia a dia do esporte (Fernanda Soares)

. Captação de Recursos para projetos esportivos (Fellipe Drommond) 

Sábado (24/3)

. A importância da avaliação de desempenho organizacional para o desenvolvimento das Federações Estaduais: construindo e implementando um modelo de dimensões e indicadores (Kléber Ribeiro)

. Integridade das organizações esportivas (Tiago Horta)

. O papel e a atuação do Conselho de Ética: garantindo os valores do desporto (Gustavo Lopes)

. A importância dos indicadores de desempenho na gestão do esporte (Ricardo Lepper)   

 

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM)

Atendimento: Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações