Notícia

Brasil conquista dois ouros e um bronze e termina o Aberto Paralímpico Fa20 da Polônia com quatro medalhas no total

Sophia Kelmer e Israel Stroh são campeões no último dia do evento no Leste Europeu, enquanto Guilherme Costa e Iranildo Espíndola ficam com o terceiro lugar

Sophia Kelmer conquistou medalhas no individual e em duplas - Foto: Bogdan Pasek/PZTS

Por Luis Miguel Ferreira

29/03/2024 09h57


Fim do Aberto Paralímpico Fa20 da Polônia. Nesta sexta-feira (29), em Wladyslawowo, na região da Pomerânia, o Brasil conquistou três medalhas no último dia de competições. Ao todo, os atletas brasileiros terminaram o evento no Leste Europeu e voltam para casa com quatro medalhas.

O dia começou com o título de Sophia Kelmer na Classe WD14. Em dupla, ela venceu o grupo único junto com a polonesa Katarzyna Marszal e ficou com a medalha de ouro. As duas não tomaram conhecimento das adversárias e venceram todas as partidas da chave. No duelo decisivo, triunfo por 3 sets a 0 sobre Yuri Tomono (Japão) e Gabriela Constantin (Romênia). As parciais foram de 11/8, 11/8 e 11/9.

"Fico muito honrada de vestir a camisa da seleção brasileira e de jogar mais um campeonato internacional, dessa vez com o título. Levar esse título para o Brasil é muito gratificante. Joguei ao lado de uma polonesa da Classe 6, e a experiência de jogar na casa dela também foi muito bacana. Acho que eu consigo ver o quanto eu estou crescendo, o quanto eu estou melhorando em todos os aspectos e eu só tenho a agradecer a todo mundo que estava torcendo por mim. E também ao CPB e à CBTM, por todo o apoio que eles vêm dando para a gente conseguir evoluir cada vez mais", disse Sophia Kelmer.
 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por CBTM (@cbtenisdemesa)


Outra medalha para o Brasil veio ao mesmo tempo do ouro de Sophia, mas desta vez um bronze para Guilherme Costa e Iranildo Espíndola na Classe MD4. A dupla foi superada na semifinal por Daniel Rodríguez (Espanha) e Masanori Uno (Japão), por 3 sets a 0, e ficou com o terceiro lugar. As parciais foram de 11/5, 11/6 e 11/5.


Dupla entre Guilherme e Iranildo segue rendendo frutos para o Brasil - Foto: Bogdan Pasek/PZTS
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por CBTM (@cbtenisdemesa)


Por fim, no último resultado do dia, Israel Stroh foi campeão na Classe MD14 junto com o espanhol Jordi Morales. Os dois venceram os franceses Stephane Messi e Kevin Dourbecker na semifinal, por 3 sets a 2, num jogo emocionante, com parciais de 11/7, 16/14, 7/11, 13/15 e 14/12, e se classificaram para a final. Na decisão, diante de Ben Ashok Despineux (Bélgica) e Krizander Magnussen (Noruega), que foram adversários na fase de grupos e venceram Israel e Jordi, eles se vingaram e conquistaram o título de maneira épica, com vitória por 3 sets a 2, de virada. As parciais foram de 10/12, 8/11, 11/7, 11/7 e 11/8.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por CBTM (@cbtenisdemesa)


Quadro de medalhas


Com o encerramento da competição, o Brasil termina o torneio com quatro medalhas no total. Além das três desta sexta-feira, Sophia Kelmer tinha conquistado a prata no individual. Confira a seguir o retrospecto.

Classe 8: Sophia Kelmer (prata)
Classe WD14: Sophia Kelmer (ouro)
Classe MD4: Guilherme Costa e Iranildo Espíndola (bronze)
Classe MD14: Israel Stroh (ouro)


Israel e Jordi mostram grande poder de reação na final - Foto: Bogdan Pasek/PZTS

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações