Notícia

Necessidade da avaliação de desempenho nas federações esportivas é debatida em palestra

Visando otimizar recursos e promover melhorias na gestão, Kleber Ribeiro propõe o desenvolvimento de uma cultura de dados nas entidades estaduais

Por Comunicação CBTM

04/04/2024 16h40


No contexto da gestão esportiva, a avaliação de desempenho emerge como uma necessidade crucial para as federações estaduais de tênis de mesa, visando acompanhar o nível de organização alcançado pela CBTM. Esse foi o tema de uma das palestras realizadas durante o Ciclo 2024 de Qualificação em Gestão CBTM, após a Assembleia Geral da entidade. A palestra, comandada por Kleber Ribeiro, abordou a questão destacando sua relevância no atual cenário esportivo, visando otimizar recursos e promover melhorias na gestão.

Durante sua explanação, Ribeiro explicou que o esporte tem experimentado um desenvolvimento significativo ao longo dos anos, sendo cada vez mais demandado pela sociedade. Esse crescimento vem acompanhado pela multiplicação das organizações esportivas e pela pressão por práticas profissionais de gestão. “No entanto, ainda há um desafio em migrar de um modelo amador para um modelo profissional de gestão”, avaliou.

Segundo o professor e pesquisador do Instituto Federal do Ceará, no Brasil existem três sistemas esportivos vigentes e, para que todos sejam eficientes, a avaliação de desempenho organizacional é vista como um elemento necessário para uma gestão cada vez mais profissional. Ela permite identificar se as organizações estão atingindo suas finalidades e se as expectativas dos ‘stakeholders’ estão sendo atendidas de forma satisfatória.

“Apesar da importância da avaliação de desempenho, iniciativas nesse sentido no Brasil ainda são escassas”, lamentou Kleber. Por isso, o especialista propôs o desenvolvimento de um modelo inicial de avaliação para as federações estaduais de tênis de mesa. O modelo visa promover melhorias na gestão esportiva, subsidiando as entidades no desenvolvimento de uma cultura de dados. Também propôs uma pesquisa de satisfação com os ‘stakeholders’ internos, como uma das ferramentas de avaliação do desempenho organizacional.

Ribeiro é graduado em Educação Física e mestre em Educação pela UFMS, especialista em Administração e Marketing Esportivo pela UCB e doutorando em Gestão do Esporte pela Escola de Educação Física e Esporte da USP. No tênis de mesa, é membro do Conselho de Administração da CBTM, possui curso de ‘Competition Manager’ pela ITTF e experiência em gestão de eventos na área.



COMUNICAÇÃO CBTM

Atendimento à imprensa: Nelson Ayres – Fato&Ação Comunicação - nelson@fatoeacao.com
Redação - Textos e Mídias Sociais: Nelson Ayres, André Soares, Luis Miguel Ferreira, Aldo Medeiros, Henrique Porto e Beatriz Cunha (estagiária).

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações




Vamos conversar?