Notícia

Valesca Maranhão e Allan Sarmento faturam os Absolutos A do TMB Challenge Plus do Rio, em dia marcado por duelos de gerações

Absoluto A feminino e Classe 10 paralímpica colocaram frente a frente atletas experientes e da nova geração do tênis de mesa

Valesca Maranhão vibra com a vitória sobre Laura Watanabe. Fotos: Dhavid Normando/FVimagem/CBTM

Por Comunicação CBTM

14/04/2024 20h00


No encerramento do TMB Challenge Plus do Rio de Janeiro (RJ), neste domingo (14), no Park Jacarepaguá, foi a hora de se conhecer os campeões individuais dos Absolutos olímpicos e das classes paralímpicas. Destaque para os encontros geracionais, que colocaram frente a frente atletas experientes e da nova geração do tênis de mesa.

O primeiro deles aconteceu no Absoluto A, em duelo imprevisível entre Valesca Maranhão (Rio Spin - Escola de Tênis de Mesa-RJ) e Laura Watanabe (Associação Cultural Nipo Brasileira de São Caetano do Sul/Bunka-SP). Depois de dois sets para cada lado, a quinta parcial foi definida ponto a ponto. Valesca chegou a ter o ponto do jogo a seu favor, mas Laura buscou a igualdade e levou ao desempate.

Foi quando prevaleceu a experiência de Valesca, que soube trabalhar melhor os pontos na sequência, quebrando o saque da adversária para fechar a parcial em 12 a 10 e o jogo em 3 sets a 2 (11/7, 6/11, 11/7, 2/11 e 12/10). “Foi uma partida de alto nível. A Laurinha é uma atleta jovem, mas muito experiente”, reconheceu a campeã. “Um jogo tenso até a última bola, difícil de jogar, onde tive que colocar na mesa tudo o que eu vinha treinando”, acrescentou.

Campeã do TMB Challenge Plus de Recife (PE), Valesca vai quebrando barreiras e mostrando que não há idade para se praticar tênis de mesa em alto nível. “Me deixaram chegar, então eu vou chegando”, brincou. “Eu não ia voltar a jogar, mas resolvi retornar por todo o apoio que recebi. E estou aqui para todos verem que a gente consegue”, concluiu.



Experiência também venceu a juventude no paralímpico

Outro duelo geracional interessante ocorreu na final da Classe 10 paralímpica, no masculino. Depois de abrir dois sets de vantagem, o experiente Anderson Matos (Rio Spin - Escola de Tênis de Mesa-RJ) viu o garoto João Possas (Esporte Clube Praia Grande-SP) reagir e buscar a igualdade. O quinto e decisivo set foi emocionante, com Matos tendo mais tranquilidade para fechar a partida com as parciais de 11/7, 11/4, 8/11, 10/12 e 11/5.

“Foi um jogo muito difícil”, reconheceu o campeão. “Da última vez que joguei com ele, já tinha visto o quanto ele era bom e tinha futuro”, enalteceu. “Botei 2 a 0 e estava me sentindo muito bem, confortável. Mas acabei não conseguindo manter o mesmo ritmo. Reagi no último set e voltei a jogar mais solto”, acrescentou. Por fim, um elogio ao atual estágio do esporte no Brasil. “Jogo tênis de mesa desde os 16 anos e ver o nível de organização que a modalidade chegou, a gente fica muito feliz”, concluiu Matos.

Allan Sarmento fatura o Absoluto A no masculino

Allan Sarmento, atleta da Master Pong LC Academia-SP, foi o campeão da Absoluto A, disputada em chave única. Primeiro venceu Danilo Rolim (Fluminense Football Club-RJ), por 3 sets a 1 (12/10, 8/11, 11/3 e 11/4). Depois, passou por Bruno Vital (Rio Spin - Escola de Tênis de Mesa-RJ) em sets diretos, com as parciais de 11/6, 11/8 e 11/7.

Porém, tão difícil quanto o título foi driblar o nervosismo de jogar em casa. “Estava um pouco nervoso no último jogo, jogando em casa, com a família me assistindo”, confessou o campeão. Com o título, Sarmento deve começar a semana no topo do ranking nacional e não esconde: “estou trabalhando firme para isso”.

Sobre a competição, fez uma breve análise de seus dois jogos. “O primeiro jogo sempre é o mais difícil, porque você precisa se adaptar ao ambiente, pegar o ‘timing’”, descreveu. “O último jogo foi contra um adversário muito difícil, com uma recepção muito boa, mas consegui manter a calma”, concluiu.

Todos os resultados do evento individual olímpico podem ser conferidos clicando aqui. O mesmo ocorre com o evento individual paralímpico, cujo os resultados podem ser acessados neste link.

 

COMUNICAÇÃO CBTM
Atendimento à imprensa: Nelson Ayres – Fato&Ação Comunicação - 
nelson@fatoeacao.com
Redação - Textos e Mídias Sociais: Nelson Ayres, André Soares, Luis Miguel Ferreira, Aldo Medeiros, Henrique Porto e Beatriz Cunha (estagiária).

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações