Notícia

Projeto inovador promove aprimoramento de treinadores das seleções nacionais

Objetivos são melhorar o diagnóstico, o monitoramento e o treinamento dos atletas das seleções sub-11 até a adulta

Treinadores e gestores reunidos após a primeira reunião. Foto: Acervo pessoal

Por Comunicação CBTM

17/04/2024 12h25


Um projeto pioneiro, desenvolvido pela gerência de seleções da CBTM com apoio da Universidade de Campinas – Unicamp, visa elevar o nível de conhecimento e competências dos treinadores e treinadoras das seleções nacionais de tênis de mesa. A iniciativa, que reúne profissionais das seleções sub-11 até a adulta, tem como objetivo central o aprimoramento do diagnóstico e do monitoramento dos atletas, além do desenvolvimento de um plano individualizado de treinamento.

A importância do projeto transcende a esfera esportiva, buscando criar uma base de dados robusta para acompanhar o desenvolvimento dos atletas brasileiros ao longo do tempo. Além do aprimoramento das competências de diagnóstico e monitoramento, os treinadores estão sendo capacitados em planejamento e elaboração de planos individualizados de treinamento, buscando uma atuação mais eficaz no desenvolvimento dos atletas de seleção.

"Este é um registro valiosíssimo, muito importante, que nos permitirá analisar o progresso de cada atleta e ajustar nossas estratégias de acordo com suas necessidades", destacou Taísa Belli, líder do grupo responsável pela condução das ações. “Agradeço o convite para participar como ‘coach developers’ nesse projeto. Este é um esforço conjunto, que reconhecemos como crucial para o avanço do esporte em nosso país", acrescentou.

O projeto, que conta com o apoio do grupo interdisciplinar de pesquisa em esportes de raquetes da Faculdade de Educação Física da Unicamp, recebeu contribuições importantes dos Comitês Olímpico e Paralímpico Brasileiros, que solicitaram diretrizes específicas para o aprimoramento dos treinadores. Teve seu pontapé inicial no treinamento realizado no Centro Paralímpico ao final de março, onde os treinadores nacionais se encontraram com colegas internacionais para compartilhar experiências e conhecimentos.

O próximo passo inclui a renovação do convênio de parceria entre a Faculdade de Educação Física da Unicamp e a Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM), assegurando a continuidade e a expansão da iniciativa.

 

COMUNICAÇÃO CBTM
Atendimento à imprensa: Nelson Ayres – Fato&Ação Comunicação - 
nelson@fatoeacao.com
Redação - Textos e Mídias Sociais: Nelson Ayres, André Soares, Luis Miguel Ferreira, Aldo Medeiros, Henrique Porto e Beatriz Cunha (estagiária).

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações