Notícia

23 de abril – DIA MUNDIAL DO TÊNIS DE MESA – Rosiane Viana, de mãe de atleta a presidente de Federação

Diversidade e Inclusão é a campanha do Dia Mundial do Tênis de Mesa em 2024 e a CBTM traz as falas de pessoas vencedoras sobre o tema

Rosiane Viana é uma das grandes campeãs entre os veteranos. Foto: Dhavid Normando/FVimagem/CBTM

Por Comunicação CBTM

23/04/2024 17h00


Em 23 de abril é comemorado o ‘Dia Mundial do Tênis de Mesa’. Mais do que um esporte ou uma forma de entretenimento, a modalidade esportiva das bolinhas e raquetes tem o poder de transformar vidas.

Neste ano, a data conta com a temática de ‘Diversidade e Inclusão’ e conversamos com algumas pessoas para quem o tênis de mesa foi essencial na transformação de suas histórias, tornando-os mais fortes para superar as barreiras impostas por fatores como cor de pele e deficiências, transformando-se em verdadeiros exemplos, vencedores no esporte e na vida.

Vamos saber o que pensa Rosiane Viana, a única mulher a dirigir uma federação estadual no Brasil, que começou a praticar a modalidade para acompanhar o filho, encontrando no tênis de mesa uma válvula de escape para a sua saúde física e mental.
 

1 - O que significa o tênis de mesa para você?

Significa saúde e inclusão social. O tênis de mesa traz um ânimo na vida daqueles que praticam esse esporte. Não imagino a minha vida sem o tênis de mesa.


2 - Como é ser a única presidente de Federação estadual mulher do Brasil?

Eu sou uma atleta que no momento estou no cargo de presidente. As mulheres merecem serem representadas no esporte. Sinto muito orgulho de ser presidente do esporte que amo e na cidade que nasci. Espero servir de exemplo para outras mulheres assumirem a presidência em outros estados. E assim termos um equilíbrio de gênero no comando do tênis de mesa em todo o Brasil.


3 - O quanto esse esporte e as pessoas que convivem contigo no tênis de mesa te ajudaram no processo de inclusão?

Minha família, meu filho, meu técnico e os atletas, entre outras pessoas, foram fundamentais para minha evolução como atleta. O apoio dos dirigentes dos clubes do Rio de Janeiro foi fundamental para que eu chegasse até a presidência. O apoio do presidente da CBTM e de todos os citados acima, além do amor pelo esporte, é o que me mantém no cargo.


4 - Qual a mensagem que você deixa para os mesa-tenistas e fãs da modalidade neste Dia Mundial do Tênis de Mesa?

Pratiquem tênis de mesa.  Sua saúde física e mental agradece. Venham para a felicidade!



COMUNICAÇÃO CBTM

Atendimento à imprensa: Nelson Ayres – Fato&Ação Comunicação - 
nelson@fatoeacao.com
Redação - Textos e Mídias Sociais: Nelson Ayres, André Soares, Luis Miguel Ferreira, Aldo Medeiros, Henrique Porto e Beatriz Cunha (estagiária).

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações




Vamos conversar?