Wladimir Pimentel, responsável pela presença do tênis de mesa virtual - Foto: Dhavid Normando/FVimagem.com/CBTM/@dhavidnormandofotografia
Por Comunicação CBTM
Nos últimos anos, os E-sports têm conquistado um espaço significativo no cenário esportivo mundial, atraindo a atenção de atletas, patrocinadores e do público em geral. Atenta a essa tendência, a Confederação Brasileira de Tênis de Mesa anuncia a criação de uma nova competição no calendário oficial: o Campeonato Brasileiro Individual Virtual.
A novidade será incorporada ao ciclo de competições nacionais, incluindo o prestigiado TMB Platinum Brasileiro Interclubes Olímpico e Paralímpico - Ciclo IV – 2024, que será realizado em Chapecó-SC, entre os dias 6 e 15 de dezembro, sem taxa da inscrição.
Responsável pela presença do tênis de mesa virtual (modalidade, inclusive, utilizada e chancelada pela ITTF) no TMB Platinum do Rio e em Uberlândia, Wladimir Pimentel falou sobre o projeto. Especialista no uso da plataforma, ele vem ministrando um curso de especialização na área, cuja conclusão confere certificação da Universidade de Tênis de Mesa (UniTM).
"Já existem, há alguns anos, os óculos de realidade virtual. E o melhor simulador de tênis de mesa que existe é chamado 'Eleven Table Tennis'. Ele está sendo usado pela ITTF e também será pela CBTM, a partir de agora, para a realização de torneios.
A iniciativa vem para unir duas paixões: o tênis de mesa e os jogos eletrônicos, aproximando o esporte de uma nova geração de praticantes e fãs. Para isso, será criado um ranking nacional.
A prática, inclusive, impressionou a comissão técnica da Seleção Brasileira de Tênis de Mesa, e pode começar a surgir como alternativa em treinamentos dos mesa-tenistas na preparação para as competições.
Técnico da Seleção Brasileira Feminina, Jorge Fanck testou e aprovou a novidade
A criação do Tênis de Mesa Virtual representa um marco importante para o tênis de mesa brasileiro, que segue a tendência de outras modalidades esportivas que já incorporaram versões virtuais em seus calendários oficiais.
Com essa novidade, a Confederação reafirma seu compromisso em inovar e expandir o alcance do tênis de mesa no Brasil, mantendo-se conectada com as mudanças e inovações no mundo esportivo. A expectativa é que o Tênis de Mesa Virtual atraia milhares de competidores e ajude a popularizar ainda mais a modalidade no país.