Além da histórica presença de Hugo Calderano no segundo lugar e a bandeira do Brasil pela primeira vez em um pódio de Mundial, a cerimônia de premiação do individual masculino, neste domingo, 25, teve outro motivo muito especial: Alaor Azevedo, vice-presidente da ITTF e assessor especial da CBTM, foi convidado pela organização para realizar a entrega dos troféus aos premiados.
O convite é um reconhecimento internacional importante para uma vida dedicada ao tênis de mesa no Brasil e no mundo. Alaor ajudou a fundar a CBTM em 1979, mas em 1986 assumiu o comando da entidade pela primeira vez. Desde então, tornou-se um dos principais responsáveis pelo desenvolvimento da modalidade no país.
Mas a história do dirigente com o tênis de mesa começa muito antes, comojogador. A carreira de sucesso contou com participações em Mundiais e título expressivos nos cenários nacional e internacional.
Fora das mesas, Alaor dedicou a vida para o crescimento do tênis de mesa. A luta incansável para a evolução da modalidade no Brasil foi ganhando cada vez mais resultados expressivos, tanto no esporte olímpico como no paralímpicos, com medalhas e conquistas em Jogos Olímpicos, Mundiais, Copas do Mundo e muitos outros torneios.
A atuação nas entidades internacionais também sempre foi uma marca do dirigente. O convite para a premiação do Mundial de Doha, neste domingo, 25, reforça a importância desse trabalho realizado ao longo dos anos.
O Mundial termina de maneira histórica para o tênis de mesa brasileiro. Os resultados inesquecíveis de Hugo Calderano e o reconhecimento pelo projeto da CBTM mostram que o trabalho está sendo feito no caminho certo.