Notícia

UniTM lança em agosto curso "História: os primórdios do Tênis de Mesa no Brasil"

Professor responsável será Gustavo Kenzo Yokota, mestre, doutorando e autor do livro "Do Ping-Pong ao Tênis de Mesa: Os Primórdios da Modalidade Esportiva no Brasil (1902-1949)"

Foto: Domínio Público

07/08/2025 12h30


Neste mês de agosto, a Universidade do Tênis de Mesa (UniTM) lança mais um curso: "História: os primórdios do Tênis de Mesa no Brasil". Abordando uma temática essencial para valorização da modalidade, o professor responsável será Gustavo Kenzo Yokota, doutorando em Mudança Social e Participação Política pela Universidade de São Paulo (USP), mestre em Ciências da Atividade Física pela USP, com experiência na área de Educação Física, com ênfase em tênis de mesa, Sociologia e História do Esporte e da Educação Física, e autor do livro "Do Ping-Pong ao Tênis de Mesa: Os Primórdios da Modalidade Esportiva no Brasil (1902-1949)".

Ao final do curso, os participantes saberão mais sobre:

- A chegada da modalidade no Brasil;
- O contexto socioeconômico e político e sua influência na modalidade;
- Primeiros adeptos e seus objetivos;
- O processo de sistematização da prática;
- A ascensão e o esfriamento do pingue-pongue nas capitais paulista e carioca;
- A substituição pela prática reconhecida como tênis de mesa;
- A raiz da dicotomia entre o pingue-pongue e o tênis de mesa no Brasil;
- Integração do tênis de mesa brasileiro com o mundo;
- A conquista do primeiro título internacional da Seleção Brasileira.

O público-alvo é bastante abrangente: o curso é aberto para toda a comunidade do tênis de mesa e quaisquer interessados na temática. O formato das aulas é on-line, com videoaulas não-simultâneas. Para participar, adquira o curso pela Plataforma UniTM ou pelo CBTM-Web. Membros filiados com TRA paga tem 80% de desconto na compra do curso pelo CBTM-Web

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Seleções
Seleção Olímpíca
Seleção Paralímpica
Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações




Vamos conversar?