Para seguir em busca de cumprir seus objetivos estratégicos de crescer no ranking mundial, classificar cada vez mais atletas para torneios internacionais e impulsionar a formação e o desenvolvimento da modalidade no cenário nacional e internacional, a Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM) envia atletas e staff da Seleção Brasileira para um treinamento na França. O camp começa neste sábado (16) e vai até 12 de setembro, nas cidades de Villeneuve sur Lot e Yvelines.
O intercâmbio irá proporcionar aos mesa-tenistas um treinamento especializado em um clube europeu renomado para melhorar o nível técnico dos atletas atendidos e criar condições favoráveis para desempenharem sua melhor performance durante a trajetória até as Paralimpíadas de 2028.
O treinamento está divido em dois grupos, pois o segundo grupo se juntará ao treinamento apenas nas últimas duas semanas pelo calendário de atividades dos participantes. Ambos os treinamentos contarão com a presença de treinadores e atletas exclusivos, proporcionando aos nossos atletas uma imersão valiosa e desenvolvimento das suas performances.
A realização do treinamento em um clube olímpico na França tem importância estratégica para o desenvolvimento técnico e competitivo dos atletas envolvidos neste projeto. Tratam-se de atletas de classes funcionais altas (classe 6 a 10), que não necessitam de adaptações estruturais ou metodológicas, o que os torna aptos a treinar em igualdade de condições com atletas olímpicos. Essa integração é altamente benéfica, pois é comum atletas dessas classes competirem em torneios nas categorias olímpicas e paralímpicas.
Durante o período de intercâmbio, os atletas participarão de sessões técnicas de tênis de mesa com foco no desenvolvimento de fundamentos avançados, treinos táticos com simulações de jogo, acompanhamento técnico individualizado, além de atividades de integração e intercâmbio cultural com atletas franceses. A vivência em um clube olímpico oferece um ambiente de excelência, o que contribui diretamente para o fortalecimento do paradesporto, promovendo a inclusão e a valorização de jovens talentos dentro da modalidade. Ao proporcionar que esses atletas paralímpicos vivenciem uma estrutura de treinamento de padrão internacional, o projeto contribui não apenas para o aprimoramento esportivo, mas também para a formação cidadã e o reconhecimento da capacidade plena desses atletas como protagonistas do esporte de alto rendimento.
Confira a equipe que estará na França:
Grupo1:
Alexandre da Silva - SPARRING
Sophia Kelmer - ATLETA
Lethicia Rodrigues Lacerda - ATLETA
Gabriel De Oliveira Antunes - ATLETA
Jean Carlos De Souza Mashki - ATLETA
João Pedro Ribeiro Possas - ATLETA
Guilherme Henrique Colares Silva - ATLETA
Grupo 2:
Ryan Victor Saldanha Santos - ATLETA
Lucas Carvalho - SPARRING
Manuela Lima - ATLETA
Maria Gertrudes Sabion Lima - ACOMPANHANTE