Notícia

Pioneirismo e legado: como o TMSA, pela visão fundador Lee Kou Tin, leva a formação de atletas a outro nível com intercâmbio histórico na China 

Confira entrevista com Lee yen Hua, gestora do Santo André e membro do Conselho de Administração da CBTM, sobre o projeto  

22/09/2025 20h50


No dia 2 de setembro, o Tênis de Mesa Santo André (TMSA) embarcava para um intercâmbio histórico, inesquecível e referência para a modalidade no Brasil. O projeto Rumo à China levou 18 atletas, sete familiares, um técnico e um chefe de delegação para um intercâmbio esportivo e cultural no país dos melhores mesa-tenistas do mundo, na cidade de Guangzhou. 

De 3 a 17 de setembro, a turma colecionou treinamentos, amistosos e aprendizados - dentro e fora da mesa - fortalecendo o espírito de equipe e aprendendo não só sobre o jogo, mas também sobre outras culturas. 

Gestora do Santo André e membro do Conselho de Administração da CBTM, Lee yen Hua contou mais sobre o projeto e como ele deixa um legado para a modalidade. Confira: 

Sobre a filosofia de trabalho do TMSA 
"A base do nosso trabalho no Tênis de Mesa Santo André (TMSA) remonta à visão inspiradora do nosso fundador, o Sr. Lee Kou Tin. Ele compreendeu desde o início que o esporte é uma ferramenta poderosa para a transformação social e a formação pessoal. Essa percepção surgiu de forma muito concreta: em Santo André, ele buscou nas ruas meninos que jogavam futebol com bolas de meias, vendo neles seus primeiros alunos e o potencial do esporte como agente de mudança. Este princípio fundamental continua a guiar nossa filosofia, hoje consolidada através da Associação Lee Kou Tin de Tênis de Mesa. Nossa abordagem reflete uma gestão estratégica que não só direciona aqueles que almejam o caminho da seleção, mas também oferece múltiplos percursos através do esporte para todos, independentemente do nível de talento. Nosso foco é maximizar o potencial de cada indivíduo e de toda a equipe, sempre com a visão de que o esporte, em sua totalidade, prepara para a vida." 

Preparação para a mesa e para a vida 
"Com este legado em mente, nossa gestão dedica-se a um propósito claro: impulsionar a elevação técnica dos nossos atletas e, acima de tudo, prepará-los para os desafios da vida. Acreditamos que, mesmo que nem todos alcancem a seleção, a vivência esportiva reescreve trajetórias, proporcionando não apenas desenvolvimento físico, mas também um robusto desenvolvimento social. Ela ensina disciplina, responsabilidade, respeito, fair play, trabalho em equipe, gerenciamento de emoções, autoconfiança, interação e resiliência diante de desafios. Nossos atletas aprendem a superar derrotas, manter o foco e rumar com determinação aos seus objetivos. São aprendizados que transcenderão as mesas." 

Pioneirismo do projeto 
"Recentemente, concretizamos um projeto audacioso que contou com o apoio e confiança dos pais que exemplifica essa filosofia: um intercâmbio na China. Esta iniciativa representou um pioneirismo notável no cenário nacional, pois o TMSA foi o primeiro clube a levar um grupo tão diversificado - com membros de idades variadas (de 9 a 18 anos) e diferentes níveis técnicos - para uma experiência internacional dessa magnitude. Graças à parceria entre Associação Desportiva Santo André, Associação Lee Kou Tin de Tênis de Mesa e a Associação Comercial Cultural dos Jovens Brasil China, nossos atletas não apenas aprofundaram suas habilidades técnicas em um ambiente de alto nível, mas também vivenciaram uma imersão cultural única. Foram duas semanas de intensos aprendizados técnicos, acompanhados de adaptação a uma cultura diferente e da superação de situações adversas, que expandiram seus horizontes e revelaram novas perspectivas a cada um." 

Esporte como ferramenta de transformação 
"Essa viagem foi um testemunho eloquente de que o esporte, ao proporcionar experiências tão ricas, vai muito além da técnica. Ele forja caráter, realiza sonhos e entrega uma formação pessoal inestimável para a vida, tecnicamente falando, foi apenas o primeiro passo de muitos outros, seguiremos contribuindo na formação de atletas de alto nível, quiçá alguns nos próximos ciclos olímpicos."

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Seleções
Seleção Olímpíca
Seleção Paralímpica
Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações