Com a missão de fomentar o conhecimento e trabalhar para aprimorar o ambiente do esporte no Brasil através do CAGE - Curso Avançado de Gestão Esportiva, o Comitê Olímpico do Brasil lançou, em agosto deste ano, o Processo de Seleção para participação no inédito Encontro Nacional Alumni COB 2025. Ele permitiu aos vencedores a chance de apresentar seus projetos num dos painéis da COB Expo, realizada na última semana, em São Paulo. Taisa Belli, docente da Unicamp, e Geraldo Campestrini, gestor do COB, foram alunos do CAGE quando eram colaboradores da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM) e estiveram presentes.
"A proposta da comunidade Alumni do COB é bastante interessante, uma vez que ao reunir egressos dos cursos do CAGE-COB e do MEMOS-COI potencializa-se uma rede potente de interações e trocas para o desenvolvimento do esporte nacional. O encontro foi marcado por esse propósito. Conclui o CAGE-COB no ano passado, quando tive a oportunidade de apresentar um plano de negócios relacionado a internacionalização do Programa de Desenvolvimento de Treinadores e Treinadoras da CBTM, o qual está em implementação pela entidade hoje em dia. Foi um momento importante de desenvolvimento profissional em minha carreira", disse Taisa Belli, docente Unicamp
O Encontro Nacional Alumni COB 2025 aconteceu dentro da COB Expo 2025, a maior feira de esportes olímpicos da América Latina, no dia 25 de setembro, reunindo alunos formados no Curso Avançado de Gestão Esportiva (CAGE) e no Executive Masters in Sport Organisation Management (MEMOS), programa do Comitê Olímpico Internacional. A agenda contou com apresentações de projetos de sucesso dos cursos e uma roda de conversas com convidados para relatos de experiências e troca de ideias com o público.
"A iniciativa do Instituto Olímpico Brasileiro (IOB) é muito positiva para ampliar a rede de relacionamento entre os diferentes profissionais formados pelo CAGE. Isso contribui com a troca de experiências e enriquece as melhores práticas nas organizações esportivas. Na CBTM, a participação no CAGE representou uma oportunidade única de construir, evoluir e consolidar uma estrutura de planejamento estratégico, que se materializou em execução prática. O Alumni constrói uma ponte de evolução contínua, visando esta maturidade organizacional no tempo", concluiu Geraldo Campestrini.