Notícia

CBTM publica Nota Oficial acerca das questões levantadas na reportagem do Olimpíada Todo Dia desta quarta-feira (29)

29/10/2025 12h00


A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM) publicou, nesta quarta-feira (29), Nota Oficial acerca das questões levantadas na reportagem do Olimpíada Todo Dia desta quarta-feira (29).

Confira neste link ou abaixo, na íntegra:

A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM) esclarece que todos os projetos conveniados são publicados em canais oficiais, como o Diário Oficial da União ou sites, de acordo com a exigência de cada entidade, e que o assunto também foi respondido por meio de contato com a Comissão de Atletas da confederação.

Toda e qualquer convocação para as equipes nacionais é feita por indicação das respectivas comissões técnicas, em concordância com os líderes de seleções. A validação das equipes passa pelo Comitê Executivo para fins de estratégia e descentralização de orçamento, o que está em total conformidade com o estatuto da CBTM.

Acerca da Bolsa Atleta do governo federal, a confederação informa que publicou nota técnica (https://www.cbtm.org.br/noticia/detalhe/102433/17-07-2025-158-2025) após manifestação do Ministério do Esporte.

Dirigentes da CBTM, consultores e colaboradores viajam por motivos institucionais inerentes aos cargos, de forma legítima e de acordo com o estatuto. No caso dos atletas, faz-se importante enfatizar que o tênis de mesa é uma modalidade em sua essência individual, vide o ranqueamento, e a confederação arca com parcela significativa dos custos de atletas que compõem suas seleções, a exemplo do que ocorre em inúmeras outras instituições que compõem o Movimento Olímpico brasileiro - a CBTM ainda assegura amplo acesso a estrutura de treinamento e oferece apoio da equipe multidisciplinar que mantém. A CBTM não "reembolsa" atletas.

Em tempo, todos os critérios de investimento em torneios internacionais para a temporada 2026 serão divulgados no último bimestre de 2025.

Relatos de problemas em eventos internacionais que chegaram ao conhecimento da liderança da CBTM foram transformados em relatório oficial e repassados às respectivas organizações como forma de melhoria para o futuro, o que é a praxe. Reitere-se que a inspeção e realização são responsabilidades do órgão executor (como a WTT ou a ITTF, por exemplo), e não da confederação.

Por fim, em relação à atleta Bruna Alexandre, a CBTM afirma que solicitou mais detalhamento médico para entender a situação factual dela, o que é legítimo, e que liberou-a sem lhe causar qualquer prejuízo.

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Seleções
Seleção Olímpíca
Seleção Paralímpica
Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações