Mauricio Val/CBTM
A cidade de Macapá (AP) será sede do maior Centro de Treinamento (CT) público de Tênis de Mesa de Alto Rendimento do Brasil e da América Latina. A obra foi homologada, adjudicada e publicada oficialmente no dia 5 de novembro de 2025, por meio do Processo SIGA nº 00026/SEINF/2024 e Concorrência Eletrônica nº 004/2025-SECCOMPRAS/AP, com valor total de R$ 6.910.000,00 - recursos oriundos de emenda parlamentar do Senador Davi Alcolumbre.
O CT será construído no conjunto residencial Nelson dos Anjos, na Rodovia Norte-Sul, com previsão de início das obras até o final deste ano e entrega no segundo semestre de 2026.
Com apoio técnico oficial da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM) e gestão da Federação de Tênis de Mesa do Amapá (FTMA), o novo CT será preparado para sediar competições nacionais e internacionais, além de fomentar a integração esportiva com os países do Platô das Guianas (Guiana, Suriname e o departamento ultramarino francês da Guiana Francesa).
O espaço será dedicado às Seleções Olímpica e Paralímpica do Amapá, mas também oferecerá projetos sociais de iniciação esportiva para a comunidade local. Terá estrutura completa com academia, refeitório e alojamento dentro dos padrões internacionais de alto rendimento.
O projeto é mais um fruto de convênio iniciado em 2016 entre a CBTM, através do presidente à época, Alaor Azevedo, o Governo do Estado do Amapá e a FTMA, que implantou o atual CT Raimundo Nonato e lançou as bases do crescimento técnico da modalidade no estado.
Mesmo com uma baixa média anual em participações em competições nacionais oficiais, o Amapá já tem destaque no cenário brasileiro com 2 atletas no Top 6 do Sub-21, além de colocações de destaque no Sub-19 e Absoluto A, a elite do tênis de mesa nacional. Este novo CT promete ser um divisor de águas para o esporte no Amapá e na Região Amazônica.