Notícia

Lei de Incentivo ao Esporte torna-se permanente

Sanção da presidência garante medida vital para o ecossistema esportivo brasileiro

Foto: COB

Por Comitê Olímpico Brasileiro

27/11/2025 11h22


Agora a Lei de Incentivo ao Esporte (LIE) é permanente - um pleito de todo o ecossistema do esporte brasileiro. O Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva sancionou nesta quarta-feira, 26 de novembro, o Projeto de Lei Complementar (PLP) 234/2024, que torna LIE uma política de Estado. Em julho, uma grande mobilização em Brasília, liderada pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), foi importante para a aprovação unânime do projeto na Câmara dos Deputados e no Senado Federal. Confederações Brasileiras Olímpicas, Comissão de Atletas do COB, clubes, campeões e atletas olímpicos e paralímpicos, todos se organizaram na campanha.

"Queremos agradecer a todos os parlamentares que se sensibilizaram com nossa causa e foram unânimes na aprovação na câmara e no Senado. E tambem ao presidente de República, que sancionou a lei sem vetos. É uma nova era que traz estabilidade para esporte brasileiro, com previsão de recursos para projetos diversos", comemorou o Presidente do COB, Marco La Porta.

O projeto aprovado mantém as regras atuais sobre prestação de contas, restrições aos doadores e patrocinadores, responsabilidades, divulgação dos dados, infrações e definição de limites pelo Ministério do Esporte. Empresas e pessoas físicas seguem podendo deduzir do Imposto de Renda doações e patrocínios realizados para projetos desportivos. A lei estabelece que, a partir de 2028, a dedução para pessoas jurídicas passará de 2% para 3%. Os projetos voltados para inclusão social seguem com possibilidade de 4% de dedução, enquanto as pessoas físicas podem deduzir até 7% do IR.

O diretor-geral do COB foi o líder da comitiva que em julho esteve na Capital Federal para convencer parlamentares da importância da lei. Para ele, esta é uma vitória de toda a comunidade do esporte. "É com grande satisfação que recebemos a sanção da Lei de Incentivo ao Esporte, uma lei que prioriza o investimento nas principais áreas do esporte, nos pilares de inclusão, na parte social, na parte do alto rendimento e também no esporte para toda a vida. A participação do COB foi fundamental na criação de uma onda positiva para o futuro do esporte através da lei de incentivo", comemorou.

Em 2024, a LIE, criada em 2007, beneficiou mais de 15 milhões de brasileiros com projetos que promovem saúde, inclusão e cidadania. A indústria esportiva gerou em 2023 cerca de R$ 183,4 bilhões, equivalente a 1,69% do PIB nacional.

Clique aqui para ler a matéria na íntegra no site do COB

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Seleções
Seleção Olímpíca
Seleção Paralímpica
Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações