Notícia

Seleção Estadual do Rio de Janeiro faz história no Campeonato Brasileiro de Verão Interclubes

Delegação conta com mais de 100 atletas e vê Sophia Kelmer ampliar sua hegemonia no paralímpico

Foto: Reprodução

09/12/2025 11h42


A Federação de Tênis de Mesa do Estado do Rio de Janeiro (FTMERJ) celebra um marco histórico: pela primeira vez, a Seleção Estadual do Rio de Janeiro participa de um Campeonato Brasileiro com 100 atletas inscritos, alcançando o maior número de representantes já enviados pela entidade em toda a sua história. O feito acontece nesta edição de 2025, realizada em Blumenau (SC).

Todas as inscrições do campeonato de seleções foram integralmente pagas pela própria FTMERJ, demonstrando o compromisso da Federação com o desenvolvimento técnico, competitivo e humano dos seus atletas.

Apoio direto de importantes parceiros

Os uniformes da base da FTMERJ foram totalmente financiados pela Calderano TM, reforçando o investimento no futuro do tênis de mesa carioca. Já os uniformes das categorias acima de 22 anos, veteranos, absolutos e paralímpicos foram custeados pela Promovendo, empresa que apoia de forma decisiva o esporte estadual e o alto rendimento.

Para o presidente da FTMERJ, Lucas Matheus, o momento é simbólico e representa uma virada institucional.

"Conseguir enviar 100 atletas com inscrições pagas e uniformes garantidos é resultado de muito trabalho, organização e da confiança dos nossos atletas e patrocinadores. Este é o maior Brasileirão da história da nossa Seleção Estadual. Estamos investindo nas pessoas que constroem o nosso esporte", destacou.

Sophia Kelmer conquista seu 7° título brasileiro consecutivo

A atleta carioca Sophia Kelmer acaba de conquistar seu 7° título brasileiro consecutivo, confirmando sua hegemonia no tênis de mesa paralímpico desde 2019. Com apenas 17 anos, Sophia já é uma das principais referências da Classe 8 no país e uma das jovens atletas mais promissoras do cenário internacional. Atualmente é a Nº1 do ranking mundial adulto da classe 8.

Além do domínio absoluto no Brasil, Sophia também brilha no exterior. Entre seus maiores feitos internacionais está em ser a medalhista mundial mais jovem do tênis de mesa paralímpico do Brasil aos 14 anos, além de diversas medalhas conquistadas em etapas do circuito mundial. Seu talento e evolução a levaram, ainda aos 14 anos, a figurar entre as 10 melhores atletas do ranking mundial, um marco raríssimo para atletas tão jovens.

Em 2024, Sophia representou o Brasil nos Jogos Paralímpicos de Paris, sendo a atleta mais jovem da equipe nacional de tênis de mesa.
 

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Seleções
Seleção Olímpíca
Seleção Paralímpica
Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações