Foto: CBTM
Luiz Filipe Manara está confirmado no Showcase do Smash de Singapura, uma das competições mais importantes do tênis de mesa mundial. O brasileiro da classe 8 será um dos destaques do evento, que integra atletas paralímpicos ao principal torneio do circuito da WTT, ao lado de grandes nomes do cenário olímpico.
O torneio reúne a elite do tênis de mesa internacional e se destaca pela estrutura, premiação e visibilidade global. Além de Manara, o Brasil também estará representado na classe olímpica por atletas como Hugo Calderano, Bruna Takahashi e Giulia Takahashi, entre outros nomes.
O Showcase terá início no dia 24 e será encerrado no dia 26. A disputa contará com oito atletas no simples masculino e oito no simples feminino. Na primeira fase, os competidores serão divididos em dois grupos de quatro jogadores, que se enfrentam entre si. Os vencedores de cada grupo avançam para a fase final, disputada em formato eliminatório, que define os semifinalistas e, posteriormente, os finalistas da competição.
Quem é Luiz Filipe Manara?
Natural de Mogi-Mirim (SP), Manara, de 34 anos, tem paralisia cerebral (hemiplegia), consequência de uma falta de oxigenação no cérebro durante o parto. Seu primeiro contato com o tênis de mesa aconteceu ainda na infância, durante uma festa de aniversário, e rapidamente se transformou em paixão. Desde então, vem construindo uma trajetória sólida, com mais de 17 anos de dedicação à modalidade e participação em três edições dos Jogos Paralímpicos.
Vivendo um dos melhores momentos da carreira, Manara chega ao torneio com um currículo consistente e resultados recentes expressivos. Em 2025, conquistou o ouro no ITTF Para Pan American Championships, em São Paulo, no simples classe 8, além de garantir a prata nas duplas mistas classe 17 e o bronze nas duplas masculinas classe 18 na mesma competição. No circuito mundial, também somou títulos importantes, como o ouro nas duplas mistas classe 17 nas etapas do ITTF World Para Elite e ITTF World Para Future, em Spokane.
O atleta também conquistou o bronze nas duplas masculinas MD18 nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024, é tricampeão no individual masculino da classe 8 nos Jogos Parapan-Americanos (Santiago 2023, Lima 2019 e Toronto 2015) e bicampeão por equipes no Parapan (Lima 2019 e Toronto 2015), além do bronze nas duplas masculinas MD18 em Santiago 2023.
Patrocínio
As Loterias Caixa e a Caixa são as patrocinadoras oficiais do tênis de mesa paralímpico brasileiro.