Por CBTM
Michael Payne, que foi diretor de marketing do Comitê Olimpíco Internacional (COI) durante 21 anos até 2004, e hoje integra a equipe do empresário da Fórmula 1 Bernie Ecclestone, foi quem tornou as Olimpíadas um grande evento de marketing. Apontado pela Advertising Age, publicação americana que é uma espécie de bíblia dos publicitários, como um dos homens de marketing mais influentes do mundo, Payne decidiu pôr em livro sua experiência no COI.
O resultado é "A virada olímpica - Como os Jogos Olímpicos tornaram-se a marca mais valorizada do mundo", uma das primeiras publicações a carregar o selo COB Cultural. do Comitê Olímpico Brasileiro em parceira com a editora Casa da Palavra.
Em 320 páginas, Payne relata como conseguiu conquistar empresas para patrocinar os Jogos sem que esses perdessem a sua identidade, ao contrário pudessem ser a expressão da superação física e da integração entre os países. O segredo para Payne está em mostrar aos patrocinadores a presença global que o evento assegura e a relação saudável de marcas e atletas.
Payne não esconde, porém, as dificuldades enfrentadas pelo COI, em momentos de boicotes, como os EUA em relação à Rússia, que também implicaram em delicadas negociações com patrocinadores oficiais, entre os quais um dos principais destaques é a Coca-Cola.
FONTE: www.estado.com.br