Por CBTM
A Câmara dos Deputados, através da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC), aprovou nesta semana o projeto de lei 5076/09, do deputado Eliene Lima (PP-MT), que institui o 22 de setembro como Dia Nacional do Atleta Paralímpico. Aprovado em caráter conclusivo por unanimidade, a proposta agora segue para análise do Senado.
Inicialmente a data comemorativa seria o dia 22 de novembro. Porém uma emenda na Comissão de Educação e Cultura (CEC) modificou para 22 de setembro, data da criação do Comitê Paralímpico Internacional, criado em 1989.
"Nas Paraolimpíadas de Pequim de 2008, os Paralímpicos nos motivaram e nos emocionaram com provas de determinação. Nada mais justo que homenageá-los com a criação de uma data especialmente dedicada a eles", avalia Eliene Lima. Para o deputado, um dos maiores exemplos de superação é o atleta Clodoaldo Silva, que já ganhou várias medalhas de ouro e de prata. "Os médicos chegaram a disser que ele nunca iria poder andar. Hoje vemos que ele não só andou como também é um atleta mundialmente reconhecido pelo seu trabalho", acrescenta Eliene.
O Presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), Andrew Parsons, aprovou a iniciativa do deputado. "Acho que a aprovação do Dia Nacional do Atleta Paralímpico é um justo reconhecimento a esses atletas que são motivo de orgulho para todo o país quando conquistam medalhas e fazem a bandeira do Brasil tremular e o hino nacional tocar. Trata-se de uma classe esportiva que tem obtido resultados cada vez melhores nos Jogos Paralímpicos", ressaltou Parsons.
Fonte: Assessoria de imprensa dep. Eliene Lima