Notícia

CÂMARA APROVA DIA NACIONAL DO ATLETA Paralímpico

Por CBTM

15/04/2010 15h00


A Câmara dos Deputados, através da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC), aprovou nesta semana o projeto de lei 5076/09, do deputado Eliene Lima (PP-MT), que institui o 22 de setembro como Dia Nacional do Atleta Paralímpico. Aprovado em caráter conclusivo por unanimidade, a proposta agora segue para análise do Senado.

Inicialmente a data comemorativa seria o dia 22 de novembro. Porém uma emenda na Comissão de Educação e Cultura (CEC) modificou para 22 de setembro, data da criação do Comitê Paralímpico Internacional, criado em 1989.

"Nas Paraolimpíadas de Pequim de 2008, os Paralímpicos nos motivaram e nos emocionaram com provas de determinação. Nada mais justo que homenageá-los com a criação de uma data especialmente dedicada a eles", avalia Eliene Lima. Para o deputado, um dos maiores exemplos de superação é o atleta Clodoaldo Silva, que já ganhou várias medalhas de ouro e de prata. "Os médicos chegaram a disser que ele nunca iria poder andar. Hoje vemos que ele não só andou como também é um atleta mundialmente reconhecido pelo seu trabalho", acrescenta Eliene.

O Presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), Andrew Parsons, aprovou a iniciativa do deputado. "Acho que a aprovação do Dia Nacional do Atleta Paralímpico é um justo reconhecimento a esses atletas que são motivo de orgulho para todo o país quando conquistam medalhas e fazem a bandeira do Brasil tremular e o hino nacional tocar. Trata-se de uma classe esportiva que tem obtido resultados cada vez melhores nos Jogos Paralímpicos", ressaltou Parsons.

Fonte: Assessoria de imprensa dep. Eliene Lima

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações




Vamos conversar?