Por CBTM
Naturais de Macapá, capital do estado do Amapá, Caio Silva, de 13 anos, e Jorge Lucas, de 12, disputaram pela primeira vem na Copa Brasil Sul-Sudeste Marília, um campeonato no sul do país. E já na primeira participação, os dois atletas do Seama Esporte Clube-AP conseguiram ótimos resultados. Caio e Jorge conquistaram as medalhas de bronze nos Ratings I e J, respectivamente.
O técnico Marcelo Paixão acompanhou os dois garotos na disputa em Marília. “Eles vieram para fazer o intercâmbio com o sul. Para terem uma experiência nova, porque trouxemos medalhas de todas as competições no norte e nordeste desde 2004”, disse Marcelo. Para o técnico, em relação às categorias dos dois meninos, a diferença entre as regiões do país não é tão distante. “Nós treinamos bastante para a Copa Brasil e estamos muito felizes com o resultado. O nível técnico não é tão diferente. O Caio joga no infantil e foi bronze no Rating I. E o Jorge joga no mirim e também ganhou o bronze no Rating. Então, a diferença já é menor”, comentou.
Caio e Jorge também aprovaram a experiência porque, além das boas conquistas, os dois puderam testar seus estilos de jogo. “Foi muito bom. Porque a gente joga com mais atletas, de lugares diferentes. Então, são estilo de jogos variados e também o clima da competição é diferente”, disse Caio. Para o técnico Marcelo, o contato com os diferentes tipos de jogo é essencial. “Lá no Norte e Nordeste são sempre os mesmo jogadores, menos pessoas jogam. Aqui já é diferente, são muito mais atletas. E isso é bom para eles terem experiências diferentes”, analisou Marcelo.
Sem apoio ou grande patrocínio para a disputa da modalidade, os dois jovens viajaram com recursos próprios. As inscrições e passagens dos garotos foram pagas por seus pais. “Queria agradecer ao Dielson Rodrigues e ao Edilson Brito, que são pais dos garotos, porque eles bancaram a vinda dos garotos para cá, e a minha também. E isso ajuda, porque é muito difícil você jogar um torneio desse tamanho sem uma orientação”, disse Marcelo.