Por CBTM
Uma cerimônia marcada pela emoção. Assim pode ser considerada a sexta edição do Troféu Mirante Esporte, evento que premiou os atletas que se destacaram durante o ano de 2010 em vinte modalidades. A cerimônia ocorreu nesta quinta-feira (3), no Hotel Luzeiros.
Comanda pelos jornalistas Marco Aurélio e Edivaldo Pereira "BiguT, a cerimônia deste ano começou em grande estilo. O músico Chiquinho França tocou o hino nacional brasileiro em um solo de guitarra sensacional. Mas, o melhor ainda estava por vim.
Aos poucos, o objetivo do Troféu Mirante Esporte era revelado. Não se tratava apenas de mais um prêmio. Tratava-se, sim, de premiar os atletas que durante o ano de 2010 "jamais desistiram dos sonhos".
Sonhos que podiam ser vistos nas expressões de cada desportista que subia ao palco para erguer o cobiçado troféu. Na teoria, o prêmio máximo da noite seria ou o de Melhor Atleta do Ano escolhido pelo júri técnico, vencido pela jogadora de basquete Maria Cláudia Teixeira (foto), ou o de Melhor Atleta escolhido pelo voto popular, conquistado pela nadadora Lorena Marques Pinheiro.
Mas, na verdade, a maior premiação da noite foi para uma pessoa que teve o sonho de ser um grande jogador de futebol interrompido. Aos 20 anos, o ex-jogador Cleylton Reinaldo Alves Costa foi a estrela principal da noite. Foi aplaudido de pé por todos que estavam na cerimônia. Um momento verdadeiro mágico.
Mágico não pelo prêmio em si, mas pelo exemplo de superação. Há pouco tempo, Cleylton teve de amputar parte da perna direita após um acidente automobilístico. Mas a vida tem dessas coisas. O importante é não deixar de sonhar.
- Quero agradecer a Deus, ao meu pai e à minha mãe. A toda a minha família. Sei que Deus vai me ajudar nessa nova caminhada com ajuda da minha família - declarou Cleylton bastante emocionado.
Incentivo ao esporte
O esporte no Maranhão tem tudo para ser valorizado ainda mais em 2011. Para o empresário Fernando Sarney, o Sistema Mirante continuará dando todo o apoio necessário para as práticas esportivas no Estado, uma vez que o esporte enfrenta muitas dificuldades.
- Aqui, todos são vencedores. Eu sei das dificuldades que os atletas enfrentam. Mas as perspectivas são muito boas para o setor em 2011. Muita coisa vai mudar na política do esporte. O esporte une. Costumo dizer que a presença do poder público é indispensável para o esporte. O ano de 2011 será um divisor de águas - explicou.
E o secretário de Estado do Esporte e Lazer, Joaquim Haickel, acredita que o esporte é um fator de inserção social. Por isso, um de seus compromissos é fortalecer o esporte maranhense.
- O Troféu Mirante Esporte é o Oscar do esporte maranhense. Ele é um incentivo para os nossos atletas. E o governo também é um incentivador das práticas esportivas. O esporte é uma atividade social com maior fator de inserção social. Esse é o nosso compromisso - disse.
Homenagens
Duas homenagens foram marcantes nesta edição do Troféu Mirante Esporte. A primeira, foi para o nadador maranhense Frederico Castro, medalha de ouro na etapa de Berlim da Copa do Mundo de Natação em piscina curta no ano passado. Bastante emocionado, Fred foi econômico nas palavras, porém mostrou que o sonho de disputar a Olimpíada de Londres, em 2012, é real.
- Consegui colocar meu pensamento num sonho. Meu pensamento é disputar a Olimpíada. Prometo ao meu Estado que vou dar meu máximo - garantiu.
O sonho de Fred também é compartilhado pelo seu técnico, Alexandre Nina.
- O esporte do Maranhão ganhou. Mostramos que no Maranhão podemos fazer o que quisermos. Nada pode nos limitar. O que nos limita é o medo. Tínhamos o pensamento de ir para a Olimpíada. Agora, vamos para ganhar - disse.
A outra homenagem da noite foi a entrega do prêmio de Personalidade Esportiva para os irmãos Paulo e Carlos Tinoco, que dedicaram parte da vida ao basquete.
Confira os vencedores do Troféu Mirante Esporte 2010:
Melhor Atleta - Júri técnico
Maria Cláudia Teixeira
Melhor Atleta - Voto popular
Lorena Marques Pinheiro
Prêmio Personalidade Esportiva
Paulo Tinoco e Carlos Tinoco
Prêmio Personalidade Esportiva - Jovem talento
Frederico Castro
Atletismo
Thalia da Silva Costa
Badminton
Gabriel Jhomilson Rodrigues Coelho
Basquete
Maria Cláudia Teixeira
Beach-soccer
Moyses Silva Santos
Ciclismo
Gilson Buna Martins
Futebol
Cleylton Reinaldo Alves Costa
Futsal
Fabricio Costa Abreu
Ginástica
Thais Cristina Guimarães Dutra
Handebol
Kauê de Elano Matos Pereira
Judô
Vanessa Mota De Oliveira
Karatê
Edileuza Rodrigues Araújo
Kart
Antônio Rodrigues Parente Neto
Natação
Lorena Marques Pinheiro
Surfe
Álvaro Bacana Leite
Tênis de Mesa
Osmar Coelho de Sousa Neto
Tênis de Quadra
Gabriel Andrade
Tiro Esportivo
Júpiter Neewler Lopes Duarte
Triathlon
Tiago Loiola
Vôlei
Ana Paula Ferreira Mendes
Xadrez
Bergson Fernandes
Paulo de Tarso Jr./Imirante