Por CBTM
Começaram nesta segunda-feira as disputas da categoria individual do XIX Campeonato Sul-americano Juvenil e Infantil, realizado em Chiclayo, noroeste do Peru. No masculino, o Brasil teve cem por cento de aproveitamento entre os atletas mais velhos do torneio. Danilo Toma, Gustavo Souza, Eric Jouti e Fernando Franco estão nas oitavas-de-final. No infantil, Hugo Calderano e Victor Ishii são os brasileiros ainda na disputa.
"Na segunda fase, os confrontos serão mais equilibrados e com um nível técnico maior", analisou Paco, um dos técnicos que acompanham a delegação brasileira, ao lado de Fábio Almeida.
No juvenil, os brasileiros passaram, de um modo geral, sem grandes sustos pela fase de grupos. Danilo Toma, Gustavo Souza e Eric Jouti venceram os três jogos. Danilo passou por Andrés Villamil (COL) por 3 a 0, por Raul Feijoo (PER) por 3 a 1 e por Federico Flores (BOL) por 3 a 0. Gustavo bateu Juan Daher (ARG) por 3 a 0, Juan Luperdi (PER) por 3 a 1e Pedro Litardo (EQU) por 3 a 0. Eric venceu Ariel Treplitzky (ARG) por 3 a 0, Johan Chavez (PER) por 3 a 2 e Juan Muñoz (COL) por 3 a 0. O único que foi derrotado na fase de classificação foi Fernando Franco. Ele perdeu para Marcelo Fernandez (CHI) por 3 a 2 mas depois se recuperou e venceu Mario Cabrera (PER) por 3 a 1 e Leonardo Lopez (EQU) por 3 a 0.
"Eu acho que estou melhorando a cada jogo, me acostumando melhor com a mesa, piso, e pretendo dar o meu maximo no individual para tentar trazer mais uma medalha para o Brasil", disse Danilo Toma, que está na final de duplas masculinas e já conquistou uma prata na disputa por equipes.
Na próxima fase, Eric Jouti pega Rodrigo Tapia (EQU), Fernando Franco enfrenta Pablo Saragovi (ARG), Gustavo Souza duela com Andrés Villamil (COL) e Danilo Toma joga com Juan Daher (ARG).
"Estou sentindo que meu jogo está melhor que na disputa por equipes. Usei os jogos da primeira fase, geralmente mais tranqüilos, para treinar o que eu vou precisar fazer no mata-mata. Estou confiante", falou Gustavo Souza, que joga a final de duplas masculina ao lado de Danilo.
No infantil, dois dos quatro representantes brasileiros conseguiram avançar de fase. Victor Ishii e Hugo Calderano enfrentam Carlos Gutierrez (EQU) e Diego Treplitzky (ARG), respectivamente. Na fase de grupos, Calderano passou por Ivan Herrera (PER) por 3 a 0, por Alem Polakof (URU) por 3 a 1 e por Pablo Vanegas (EQU) também por 3 a 1. Já Ishii, que caiu num grupo com apenas 3 atletas, venceu Diego Treplitzky (ARG) e Alonso Ramos (PER) também por 3 a 0. Os outros dois representantes verde e amarelos na categoria, Hiago Afonso e Victor Brience, só venceram um jogo em seus grupos que contavam com quatro jogadores e foram eliminados.
Nesta terça, acontecem todas as disputas da fase final do torneio individual e as decisões de duplas.