Por CBTM
A equipe masculina do Brasil venceu mais uma partida e se garantiu no primeiro lugar do Grupo G da Segunda Divisão do Mundial por equipes de Moscou, na Rússia. A vitória sobre a Letônia, por 3 a 1, garantiu o time na fase eliminatória do torneio, além der ter confirmado a invencibilidade e um lugar entre os oito melhores países do torneio.
Cazuo Matsumoto começou muito bem a série de partidas contra a Letônia. Ele fez 3 a 0 em Olegs Kartuzovs, com parciais de 12x10, 11x3 e 11x4. Mas, a tranquilidade que se viu no primeiro jogo não se refletiu no segundo. Hugo Hoyama, depois de virar a disputa para cima de Matiss Burgis, deixou o adversário se recuperar e perdeu por 3 a 2. As parciais foram 11x8, 9x11, 9x11, 11x7 e 11x7.
Com a série empatada, mas com a classificação já garantida anteriormente, Humberto Manhani, o quarto representante brasileiro na competição, entrou em quadra pela primeira vez no torneio. 3 a 0 para ele, com um show no primeiro set, 11x2, com uma disputa acirrada no segundo, 17x15, e com uma vitória tranqüilizadora no terceiro e último, 11x7.
Matiss Burgis não estava interessado em facilitar as coisas para o Brasil. O algoz de Hugo Hoyama na segunda partida entrou em quadra mais uma vez para enfrentar Cazuo Matsumoto. Desta vez, a dificuldade foi igual, só que resultado final foi diferente. Cazuo fechou em 3 a 2 e garantiu a série para os brasileiros. As parciais foram 11x8, 8x11, 11x9, 9x11 e 11x9.
Com mais esta vitória, a equipe masculina se classificou em primeiro lugar, com 110% de aproveitamento no Grupo G. O outro classificado do grupo é o Egito, que venceu a Bulgária por 3 a 0 na última rodada. Agora, os dois times esperam o resultado do sorteio que definirá seus adversários nas eliminatórias.
Foto: Marcos Yamada