Por CBTM
De 6 a 11 de setembro acontecerá as Paraolimpíadas Escolares 2010, em São Paulo (SP). São esperados mais de 1200 para a maior competição escolar paraolímpica do Brasil, 350 a mais do que na edição do ano passado.
Agora é hora dos 22 estados selecionarem seus atletas. Cada estado pode ter uma delegação de no máximo 213 pessoas.
As instituições de ensino e de esporte devem prestar atenção na data limite para a pré-inscrição dos alunos atletas que pretendem participar da equipe paulista nas Paraolimpíadas Escolares 2010, dia 25 de junho.
Para definir os atletas que defenderão a bandeira do seu estado, algumas unidades federativas, como Santa Catarina, Minas Gerais, Amazonas, Maranhão, Rio de Janeiro, São Paulo e Sergipe devem organizar seletivas estaduais.
Em 2009 as Paraolimpíadas Escolares contaram com 850 participantes de 20 estados. Os jogos foram realizados em Brasília e revelaram novos talentos em oito modalidades: tênis de mesa, atletismo, natação, futebol de 5 para cegos, futebol de 7 para paralisados cerebrais, judô, goalball e bocha.
Nesta edição contará com mais dois esportes: vôlei e tênis em cadeira de rodas. Além da estreia dos estados de Goiás e Rio Grande do Sul.
As competições de natação, futebol de 5, tênis em cadeira de rodas, vôlei, judô, futebol de 7 e goalball serão no Clube Espéria. O atletismo no Centro Olímpico, tênis de mesa no Clube Tietê e bocha no Hotel Holiday Inn.
Fonte: Secretaria dos Direitos de Pessoas com Deficiência - SP