Por CBTM
O domingo em Aracaju, capital do Sergipe, foi agitado pela disputa das finais do Ranking da Copa Brasil de Tênis de Mesa. Em quadra, atletas dos mais diversos estados brasileiros e das mais diferentes idades, batalhavam pelo primeiro lugar no pódio. Na decisão das duas principais categorias do dia, Ranking Absoluto A masculino e feminino, se deram melhor os atletas do Amazonas e Pernambuco.
Rafael Silva, da Universidade Nilton Lins, do Amazonas, venceu Renê Silva, do Fluminense do Rio de Janeiro, por 3 a 0, e garantiu a medalha de ouro. Os dois bronzes ficaram com Francisco Melo, da Academia Cearense, e com Sergio Rodrigues, da Assembleia Paraense. Rafael Silva já tinha jogado contra seu adversário na disputa do Rating C do campeonato e já tinha ganhado daquela vez. "Para este jogo, eu me senti mais pressionado e mudei de tática. Saquei mais longe, para aproveitar as bolas de efeito dele. Variei um pouquinho o saque. Assim consegui vencer", analisou o campeão. Na comemoração, o atleta fez questão de agradecer a quem lhe dá apoio em Manaus, "Eu agradeço ao meu técnico Israel Barreto, ao presidente da Federação do Amazonas, Miguel Carrati, e também a toda equipe de lá".
Entre as mulheres, Iara Borba enfrentou na grande final uma conterrânea, Tais Pinheiro, do Clube das Águias de Pernambuco. No fim, se deu melhor a experiente Iara, que joga pela UNICAP, vitória por 3 a 1. Iara já conhecia sua adversária. "Por sermos do mesmo estado jogamos muito uma contra a outra lá. Nós já conhecemos os detalhes do jogo de cada uma", disse. A atleta ressaltou também a importância de se jogar fora de casa, "Sempre é bom esse intercâmbio com os outros estados. Você pode jogar com quem não está acostumado e pegar atletas fortes. A gente sempre aprende mais", analisou.
Outro grande destaque da competição foi a equipe da casa, Arquidiocesano Aracaju, que conquistou o Troféu Eficiência, prêmio que é dado para a equipe que mais pontos somou em toda a competição. O time do Sergipe ficou em primeiro lugar por ter somado 26.200 pontos. Em segundo, ficaram os pernambucanos do Sport Clube Recife, com 20.400 pontos, e em terceiro, a Universidade Nilton Lins, do Amazonas, 17.800 pontos.
Além das finais dos Rankings Absoluto feminino e masculino, o domingo foi agitado por todas as outras finais dos Rankings da Copa Brasil, do Mirim masculino ao Juventude Feminina. Vale destacar também as vitórias dos atletas que saíram de São Paulo para vencer no Nordeste. Adilson Toledo, do Clube Joseense de Tênis de Mesa, foi o vencedor no Juventude masculino. Leonardo Tasato e Luan Oliveira, os dois do Circolo Italiano São Caetano do Sul, ficaram com o ouro e o bronze, respectivamente, no Juvenil. E, além disso Leonardo Arakaki, também do Circolo Italiano São Caetano do Sul, ganhou o ouro no Infantil, que teve o segundo lugar conquistado por Eduardo Marcos, do Jundiaí Clube.
Por fim, deve-se valorizar também a participação do Amapá, que foi campeão no Mirim masculino, com Jorge Brito e no Infantil feminino, com Belissa Lisboa. Os amapaenses conquistaram também um bronze com Caio Silva, mo Infantil.
Outras informações e todos os resultados da Copa Brasil Aracaju podem ser encontrados no site da CBTM, www.cbtm.org.br.