Por CBTM
Durante o 58° Intercolonial, de 25 a 27 de janeiro, em Curitiba, PR, o presidente da CBTM, Alaor Azevedo, reuniu-se com assessor do prefeito para projetos especiais, José Gilberto Neiva de Lima, diretor da Federação de Tênis de Mesa do Paraná, Gerson Ferreira e secretária de educação de Curitiba, Eleonora Bonato Fruet. O assunto foi a disseminação do tênis de mesa nas escolas públicas do município.
Em Curitiba o tênis de mesa tem participação efetiva em todas as escolas, é o esporte preferido pelos adolescentes, de acordo com recente pesquisa. Em 2007, quase 130 mil pessoas participaram das atividades que envolvem a modalidade. Tudo graças ao projeto Comunidade Escola, onde o tênis de mesa é a grande atração.
São 58 colégios com atividade permanente de tênis de mesa. Esses são coordenados por estagiários e voluntários. A Secretaria de Educação tem a intenção de realizar uma grande maratona escolar de tênis de mesa, mas ainda sem data definida.
Para acrescentar melhorias ao projeto da secretaria, a CBTM propôs a união de forças de dois projetos, durante a reunião no Intercolonial: unir o já existente em Curitiba com o da Confederação, Sacando para o Futuro. Oito estados serão agraciados com a implantação deste programa, entre eles o Paraná.
Cabe agora, ao Sacando para o Futuro, capacitar os professores de educação física para ministrar as aulas de tênis de mesa nas escolas municipais de Curitiba, onde a estrutura das mesas do Comunidade Escola será aproveitada. Assim o aluno irá passar por um upgrade e o lazer irá se transformar numa perspectiva de aprendizado do esporte.
Ao final da reunião, Alaor Azevedo entregou uma mini mesa para a secretária, em homenagem à união dos dois projetos que visam à disseminação do esporte e a descoberta de novos talentos.