Por CBTM
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva ratificou nesta segunda-feira, dia 28, o apoio do Governo Brasileiro à candidatura da cidade do Rio de Janeiro aos Jogos Olímpicos de 2016. A manifestação ocorreu por meio de uma carta pessoal de Lula ao presidente do Comitê Olímpico Internacional, Jacques Rogge.
A carta foi entregue ao presidente do COI durante uma audiência com o Ministro do Esporte do Brasil, Orlando Silva Júnior. Participaram do encontro o Secretário Nacional de Alto Rendimento, Djan Madruga, e o presidente do Comitê Olímpico Brasileiro, Carlos Arthur Nuzman.
Na carta, Lula recorda a visita feita à sede do COI e ao Museu Olímpico, em janeiro de 2003, e agradece a presença do presidente do COI nos Jogos Pan-americanos Rio 2007, em julho passado. De acordo com o Ministro Orlando Silva, há possibilidade de Lula ir aos Jogos Olímpicos de Pequim 2008.
No encontro com Jacques Rogge, Orlando Silva falou sobre os programas do Ministério do Esporte para o desenvolvimento do esporte brasileiro, como o Bolsa-Atleta e a Lei de Incentivos Fiscais ao esporte.
O ministro ratificou a assinatura do Governo Brasileiro ao Código Mundial Anti-Doping, falou sobre o Programa de Aceleração do Crescimento, um conjunto de ações de desenvolvimento em vários setores da sociedade brasileira, e abordou o sucesso da economia do Brasil diante da recente crise que afetou as bolsas em todo o mundo. Por sua vez, Jacques Rogge destacou a importância da Copa do Mundo de 2014 para o Brasil.
Presente ao encontro no COI, Nuzman ressaltou a visita do Ministro do Esporte ao COI e a carta enviada pelo presidente Lula ao presidente Rogge.
- Essa é mais uma demonstração do total apoio e compromisso do Governo Brasileiro com a candidatura do Rio de Janeiro à sede dos Jogos Olímpicos de 2016. A carta pessoal do presidente Lula reflete o nível de comprometimento do presidente com o projeto Rio 2016 -, explicou Nuzman.