Por CBTM
No dia de carnaval, 5 de fevereiro, três dos quatro componentes da Seleção Brasileira masculina principal, que treinam na França, jogaram pelos seus times franceses na 15ª rodada da Liga. Thiago Monteiro defendeu o Caen, time do Pro A, contra o Hennebont e deu empate, 3 a 3.
Monteiro, n° 22 da França, ganhou suas partidas, uma contra Daniel Gorak, n° 24, e outra contra Xin Wang, n° 40. Seu parceiro Andrei Filimon, n° 16, venceu apenas uma partida e Josef Plachy, n° 25, também do Caen, perdeu as duas. Assim, mesmo com o ótimo desempenho do brasileiro, seu time não saiu vencedor. Agora o Caen está em sétimo lugar na tabela da primeira divisão, com 19 pontos, já seu adversário está em quinto, com 25 pontos.
Nos jogos das equipes do Pro B, o Argentan Bayard, time de Cazuo Matsumoto, entrou na mesa arrasando e não deu vez para seu adversário, o Beauchamp. O brasileiro, n° 65, não precisou jogar a segunda partida, nem mesmo seu parceiro Ju Lin, número sete. Os dois ganharam seus primeiros jogos e, quando Segun Toriola, n° 26, ganhou de seu segundo adversário, a vitória do Argentan já estava garantida.
Matsumoto jogou contra Chuen Tsung Lo, n° 45. Com mais essa rodada, o Argentan Bayard está em primeiro entre os times do Pro B, com 26 pontos, e pretende se classificar para a primeira divisão. Seu rival dessa rodada está em quarto, com 21 pontos e um jogo a mais.
O Villeneuve PPC, time onde joga Gustavo Tsuboi, também saiu vencedor por 4 a 2 em cima do Chartres ASTT. Tsuboi, n° 51, venceu sua primeira partida contra Nicolas Calbrix, n° 83, mas perdeu para Damien Provost, n° 69. Seus parceiros de equipe também jogaram bem e ajudaram a garantir a vitória equilibrada.
Assim, o Villeneuve está em sexto lugar no Pro B, com 19 pontos em 10 jogos, enquanto seu adversário dessa 15ª rodada vem logo atrás, na sétima posição, com 17 pontos e a mesma quantidade de jogos.
A próxima rodada será no próximo dia 12. Os times da segunda divisão que possuem atletas brasileiros irão competir entre si. Já na rodada do Pro A, o time de Thiago Monteiro irá jogar contra a forte equipe do Levallois Sport, número um da tabela, com 29 pontos em 11 jogos. Seus atletas são os números dois, três e cinco do ranking da França.