Por CBTM
A Associação Desportiva dos Mesatenistas de Marília (ADM-Marília), que possui apoio da Prefeitura Municipal de Marília, Colégio Criativo, Wizard, Secretaria Municipal de Esportes, Secretaria Municipal da Educação, Butterfly do Brasil, Loja do Mesatenista e da Faculdade de Educação Física da Unimar, através do seu coordenador e presidente Nelson Machado, dos treinadores da equipe principal Miguel Fernandez e Edimilson Moura e dos auxiliares Ademar Portilho, Janderson Pereira e Vanessa Banbante, resgataram 19 anos da história do tênis de mesa de Marília.
Foram dois meses de muito trabalho e dedicação da equipe técnica da ADM, onde digitalizaram 3106 reportagens que saíram em diversos jornais (de Marília, região e até do exterior, de sites especializados). Isso dá uma média de 164 reportagens por ano, o que mostra que o tênis de mesa é a modalidade em Marília que, nas últimas duas décadas, além de possuir indiscutivelmente os melhores resultados, é o esporte do município de que mais possui aparições nas mídias escritas. Com o estudo é possível demonstrar que as empresas parceiras da ADM-Marília possui retorno garantido da marca de sua empresa com alcance nacional e internacional.
Cada ano foi separado, montado uma capa com os três principais mesatenistas, onde foi estabelecido o critério por resultados internacionais, nacionais e depois estaduais.
Em 19 anos de história, grandes nomes aparecem como: Sandro Abrão (seis aparições), Alexandre Bittencourt (seis aparições), Nelson Machado (cinco aparições), Thiago Takayama (quatro aparições), Sidney Seo (três aparições), Livia Mizobuchi (três aparições), Thaísa Anegli (três aparições), e os treinadores europeus que a associação possui protocolos de intercâmbios como Michel Blondel (França), Abílio Cruz (Espanha) e Xio Daili (Madeira/Portugal).
Além da ADM ter feito o portfólio de cada ano de 1989 a 2007, todos os jornais foram digitalizados e feitos um CD de apresentação de cada ano, com belas músicas de fundo.
Segundo Machado, a ADM deve ser o primeiro clube do Brasil a possuir toda sua história digitalizada, com cada ano montado em CDs personalizados com as fotos de cada atleta/destaque do ano.
- Queremos manter sempre viva a nossa história e incentivar todos os associados da ADM e da cidade de Marília a conhecer um pouco mais de nosso clube, considerado um dos melhores do país e um dos clubes que cede mais atletas para seleções brasileiras e paulistas -, conta.
- Pretendemos doar o acervo dos 19 CDs à Biblioteca Municipal de Marília, à Biblioteca da Câmara Municipal da cidade, ao prefeito, ao Colégio Criativo, aos registros históricos da Federação Internacional de Tênis de Mesa (ITTF), da União Latino-Americana de Tênis de Mesa (ULTM), da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM), à Federação Paulista de Tênis de Mesa (FPTM), à Biblioteca Nacional no Rio de Janeiro, ao Ministério do Esporte e ao Comitê Olímpico Brasileiro (COB) -, finaliza, muito satisfeito.
A seguir, veja o resumo detalhado dos atletas-destaques e de reportagens ano a ano: