Por CBTM
Com objetivo de dar melhores condições aos jovens mesatenistas brasileiros, o presidente da CBTM, Alaor Azevedo, e o treinador da Seleção Brasileira masculina, Wei Jianren, foram visitar alguns centros de treinamento próximos à cidade de Guangzhou, na China, durante o 49º Mundial de Tênis de Mesa.
A idéia da visita é fazer uma preparação semelhante na equipe adulta masculina, que mora em uma casa alugada pela CBTM, na cidade de Argentan, na França. Assim, mesatenistas entre 10 e 15 anos de idade podem morar ou passar períodos de um, três e seis meses treinando nesse Centro, com casa e comida brasileiras.
Azevedo e Jainren visitaram, ainda, uma escola para jovens entre oito e 17 anos, onde só estudam pessoas que praticam 15 esportes, entre eles o tênis de mesa. Existem mais de 24 mesas e um prédio onde vivem todos os estudantes. Os talentos saem de casa cedo, moram durante anos nessa escola especial e são observados desde os cinco anos de idade na região próxima. Posteriormente, quando estão em idade de ir para faculdade, têm todas as facilidades, as próprias faculdades buscam os melhores em tais escolas.
Não será fácil bater a China nos próximos anos, principalmente sabendo que existem milhares de escolas como essa em todo o país.