Por CBTM
O Rio de Janeiro ganhou importante aliado na candidatura à sede dos Jogos Olímpicos de 2016. Nesta segunda-feira, dia 10, teve início no Rio de Janeiro o Seminário de Transferência de Conhecimento do Rio 2007. O Seminário, que internacionalmente é conhecido como Debriefing, tem por objetivo expor a experiência adquirida com a realização dos Jogos Pan-americanos e Parapan-americanos Rio 2007, aportando esse conhecimento para o dia-a-dia das entidades esportivas e a organização de eventos, e segue o modelo adotado pelo Comitê Olímpico Internacional em relação aos Jogos Olímpicos.
Esta é a primeira vez que o Debriefing é realizado na história dos Jogos Pan-americanos, constituindo-se assim em mais um legado deixado pelo Rio 2007. Da CBTM estão presentes o presidente, Alaor Azevedo, a líder de seleções, Danielle Schroeder, o líder de eventos, Elsner Cornetti, e o coordenador técnico de tênis de mesa Paralímpico, Edir Oliveira.
Até o próximo sábado, Confederações Brasileiras Olímpicas e Pan-americanas, Comitê Paralímpico Brasileiro e Comitês Organizadores de eventos multiesportivos, sobretudo nas Américas, conhecerão de perto todos os detalhes que envolveram a organização dos Jogos Pan-americanos e Parapan-americanos Rio 2007.
- Este é um compromisso do Rio 2007, que é replicar a outros países o conhecimento adquirido na organização do evento -, explica Carlos Roberto Osório, secretário geral do Rio 2007.
Na abertura do seminário o Ministro do Esporte, Orlando Silva Júnior, destacou a importância do encontro.
- Este seminário é o fechamento dos Jogos e permitirá perpetuar o conhecimento que o Rio 2007 deixou para o esporte do Brasil e do mundo. É uma demonstração de maturidade e planejamento para conquistarmos a sede dos Jogos Olímpicos de 2016 -, afirmou o ministro.
Carlos Arthur Nuzman, presidente do Comitê Organizador Rio 2007 e presidente do Comitê de Candidatura Rio 2016, considera o seminário uma grande oportunidade para aperfeiçoar a organização dos próximos eventos multiesportivos.
- Os Jogos Pan-americanos e Parapan-americanos Rio 2007 deixaram lições importantíssimas para o futuro do esporte do Brasil e das Américas. Seguindo a iniciativa adotada pelo COI a partir de Atenas 2004, este seminário visa a estender o conhecimento adquirido num evento grandioso e complexo como foi o Rio 2007 -, justificou Nuzman.
Cinco Comitês Organizadores de Jogos participam do Debriefing Rio 2007: Jogos Pan-Americanos Guadalajara 2011 (México), Jogos Centro-Americanos e do Caribe Mayagüez 2010 (Porto Rico), Jogos Sul-Americanos Medellín 2010 (Colômbia), Jogos Bolivarianos Sucre 2009 (Bolívia) e Jogos da Comunidade Britânica Nova Deli 2010 (índia).