Por CBTM
Se o Aberto da Venezuela servia de teste para Caroline Kumahara, que vai participar dos Jogos Olímpicos da Juventude, a atleta passou com nota máxima. No último dia do torneio, ela mostrou que está em grande fase e faturou os dois títulos individuais no feminino: foi campeã no infantil e no juvenil. Na final do infantil bateu a venezuelana Gremlis Arvelo, por 3 a 1, e na do juvenil passou pela equatoriana Tânia Almendariz.
"Caroline esteve muito bem na competição. Ela foi crescendo durante o torneio e chegou ao último do Aberto em sua melhor fase. No infantil, teve que passar pelas revelações venezuelanas Wimberly Monteiro e Gremlis Arvelo. No juvenil, enfrentou a Tânia Almendariz de quem nunca havia vencido. Ela havia sido derrotada no Aberto da Argentina por 4 a 0 e no próprio Aberto da Venezuela na disputa por equipes por 3 a 1. Mas desta vez, Caroline venceu graças a tática de explorar os ataques e saques de meio que dificultaram os contra-ataques e bloqueios ativos da equatoriana", comentou o técnico Guilherme Simões.
A outra representante brasileira nas duas categorias, Karina Hayama, caiu nas quartas-de-final no torneio infantil, mas no juvenil foi até a semifinal quando foi derrotada pela equatoriana Tânia Almendariz, garantindo a medalha de bronze.
"Karina não jogou tão bem nas equipes porque estava muito nervosa. Mas no individual melhorou muito e conseguiu bons resultados no juvenil como a vitória sobre a equatoriana Daniela Andrade", analisou Simões.