Por CBTM
Pela primeira vez um evento com o porte do Campeonato Mundial de Veteranos é realizado na América Latina. A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa teve que concorrer com mais de 10 países e fez do Brasil o vencedor. Assim, o Rio de Janeiro irá sediar o torneio de 24 a 30 de maio deste ano.
A conquista de ter o Mundial no Brasil soma à lista da CBTM de grandes eventos organizados por essa: Campeonatos Sul-Americanos, Latino-Americanos, Ibero-Americanos, Copa Latina e, ainda, 20 eventos Aberto do Brasil dentro do circuito ITTF Pro-Tour.
- Durante muitos anos fomos os únicos das Américas a ter essa honra, hoje o Chile também organiza Abertos -, explica o presidente da Confederação, Alaor Azevedo. – Depois de todos esses eventos, temos condições de demonstrar competência para organizar um Mundial de Adultos, que espero que seja em 2012 ou 2013 -, conta animado.
É dessa forma, com competência e alto nível de qualidade, que a Barra da Tijuca sedia o Mundial de Veteranos e recebe atletas dos quatro cantos do mundo. O Campeonato será, também, mais um ponto a favor do Brasil na candidatura do Rio de Janeiro para os Jogos Olímpicos de 2016.
- Para os brasileiros, será uma oportunidade única de jogar um evento desse porte em seu próprio país e também admirar a técnica de diversos campeões mundiais -, acredita Azevedo.
Um dos grandes jogadores presentes que poderá ser admirado no Mundial é o lendário Ubiraci Rodrigues da Costa, o Biriba. Ele é o primeiro grande destaque da história brasileira do tênis de mesa. Possui cerca de 400 troféus e 300 medalhas.
As vitórias mais importantes da carreira de Biriba foram em cima do campeão mundial de 1958, o japonês Toshiaki Tanaka, quando o brasileiro ainda tinha 13 anos de idade, e contra o vice Ichiro Ogimura, na mesma época. Essas partidas mostraram o adolescente brasileiro ao mundo e fizeram dele um fenômeno que nunca desapontou seus admiradores.
Quem nunca viu Biriba na mesa poderá assisti-lo no Mundial. Ele é presença confirmada e especial do evento que o próprio julga de suma importância para o país.
- A importância de se realizar o Campeonato Mundial de Veteranos no Brasil é muito grande. Trata-se de ser o 1º Mundial que o Brasil realiza em qualquer categoria. É um marco, pois abre a oportunidade de se realizar outros eventos do mesmo porte. Com certeza atrairá a atenção dos aficionados do esporte e mostrará técnicas diversificadas de jogadores que marcaram época. Os veteranos têm técnicas diferentes dos jogadores atuais, creio mesmo que possa servir de embasamento para novos estilos e características para o jogador brasileiro -, fala Biriba.
A CBTM convida todos a participar desse show de talentos extremamente diversificados e, alguns, até mesmo, esquecidos. O Mundial de Veteranos acontece em maio, no Rio Centro, Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, RJ.