Por CBTM
O presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Jacque Rogge, afirmou nesta quinta-feira, dia 12, em entrevista coletiva concedida no Riocentro, que a cidade do Rio de Janeiro é forte candidata a sediar os Jogos Olímpicos de 2016. Segundo o dirigente, as novas instalações esportivas e a experiência adquirida na organização dos XV Jogos Pan-americanos Rio 2007 são trunfos para a candidatura brasileira.
"O COI está muito contente por ter seis excelentes candidatos. E a do Rio tem muito potencial. Desejo boa sorte", afirmou Rogge. "Pelo que pude ver, vai ficar um grande legado para o Rio por décadas. E esse legado atingirá várias gerações e, do ponto de vista social, será uma herança importante. Vai beneficiar muito o Rio de Janeiro".
A cidade vencedora será conhecida somente em outubro de 2009, após reunião do Comitê Executivo do COI, que será realizada em Copenhagen, na Dinamarca. Seis cidades já apresentaram a candidatura para sediar a competição. As outras foram: Madri (Espanha), Chicago (EUA), Tóquio (Japão), Doha (Catar) e Baku (Azerbaijão).
Mas várias outras cidades, como Roma (Itália), Santiago (Chile), Bangcoc (Tailândia), Praga (República Tcheca) e Havana (Cuba), manifestaram o interesse de sediar os Jogos de
Participaram da coletiva, além de Rogge, o presidente de Honra do COI, Juan Antonio Samaranch, o presidente da Organização Desportiva Pan-americana (ODEPA), Mario Vázquez Raña, o presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e do Comitê Organizador do RIO 2007 (CO-RIO), Carlos Arthur Nuzman, o prefeito do Rio de Janeiro, César Maia, e o secretário-geral do CO-RIO, Carlos Roberto Osório.
O prefeito César Maia se mostrou satisfeito com o início do RIO 2007. Ele disse que todos estão trabalhando para que a competição seja de alto nível.
"Cabe a nós viabilizar as orientações que recebemos do Comitê Olímpico Internacional para que tenhamos Jogos Pan-americanos de nível olímpico", disse.
Fonte: Puroesporte.com