PREFEITO DE MARINGÁ RECEBE ELSNER CORNETTI
Por CBTM

Na última sexta-feira (dia 6), o coordenador de eventos da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa, Elsner Cornetti esteve reunido com prefeito da cidade de Maringá, Silvio Barros e a secretária dos Esportes e Lazer, Edith Dias. Participaram ainda do encontro o presidente da Federação de Tênis de Mesa do Paraná, Sérgio Ueda e o diretor da ACEMA, Fernando Massaru. O encontro foi realizado na sala de reuniões do gabinete do prefeito e teve como objetivo a vistoria da cidade para sediar um evento internacional naquela cidade.
Durante o encontro, Elsner explicou ao prefeito e a secretária o que a cidade precisa para sediar uma competição internacional. O prefeito demonstrou muito interesse e destacou que fará o que estiver ao alcance da prefeitura.
“Vamos colocar no orçamento do ano de 2008. Temos muito interesse nesta competição, pois além dos jogos, nos possibilitará desenvolver o projeto nas escolas implantando assim uma atividade a mais para as crianças”, revelou o prefeito.
Três meses antes da realização dos jogos uma equipe composta por representantes da CBTM irá a cidade para implantar a modalidade nas escolas, treinar e capacitar alunos. Será instalada em cada escola uma estrutura para treinar alunos e professores, ou seja todo o necessário para o treinamento de atletas.
Depois de sediar as competições, a cidade ficará com as mesas para as escolas. Caso a mesma seja escolhida como sede do evento, uma semana antes da competição, haverá uma maratona envolvendo todos os alunos participantes, sendo realizada na praça da catedral, envolvendo em média 10 mil estudantes e com estrutura de 50 mesas.
O coordenador de eventos destacou que este tipo de evento já foi realizado em outras cidades atraindo além dos atletas, um grande público aos ginásios de esportes, assim divulgando assim o tênis de mesa.
O interesse em sediar a disputa faz parte das comemorações dos 100 anos de imigração japonesa no Brasil, com a possível vinda da família imperial japonesa à cidade de Maringá.
Cornetti ainda explicou que o evento seria uma boa uma oportunidade de unir o esporte ao turismo, oferecendo aos atletas e seus familiares a chance de conhecer as belas cidades do Brasil, disponibilizando facilidades para todos, em termos de hotéis, alimentação e passagens, e ainda divulgando os eventos junto à mídia.
Outro importante objetivo será a instalação de mesas de concreto em praças públicas, o que propiciará a organização de maratonas populares. A intenção da CBTM é introduzir o esporte nas escolas de ensino fundamental e médio, assim como a sua expansão nos currículos das escolas de Educação Física das grandes universidades.