Por CBTM
O revezamento da tocha pan-americana Rio 2007 terá início na cidade de Santa Cruz de Cabrália, na Bahia, no dia 5 de junho. A chama será acesa no dia 4 de junho, às 12h, nas Pirâmides de Teotihuacán, no México, e no dia 5, por volta das 10h30, chega ao Brasil, no aeroporto de Porto Seguro. Depois, segue para Santa Cruz de Cabrália, na Bahia, onde a tocha será acesa, iniciando o revezamento. O roteiro de passagem foi confirmado nesta terça-feira, dia 29, pelo CO-Rio.
De Cabrália, ela retorna a Porto Seguro, e depois seguirá pelas 27 capitais e por 22 localidades brasileiras, totalizando 51 pontos de passagem. As cidades-anfitriãs representarão os 42 países das Américas participantes do Pan. Para a seleção das localidades, a organização se baseou em alguns critérios, como a representatividade econômica, histórica, ecológica e turística de cada lugar. Na lista, estão uma comunidade quilombola entre Paraty e Angra dos Reis, no Rio, e uma aldeia indígena,
"O revezamento é mais uma oportunidade de levar o Rio
Na Cerimônia de Acendimento, estarão presentes o prefeito do Rio, Cesar Maia, o ministro do Esporte, Orlando Silva, o secretário de Turismo, Esporte e Lazer do Estado do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, o presidente da Odepa, Mario Vázquez Rama, e o presidente do CO-Rio, Carlos Arthur Nuzman.
No dia 11 de junho, a tocha passará por Brasília, onde será recebida pelo presidente Lula, no Palácio do Planalto. O revezamento chega ao fim em 13 de julho, durante a cerimônia de abertura dos Jogos, no Rio de Janeiro, no Estádio do Maracanã.
- A sua chama vai convocar a torcida e criar um clima positivo para receber os visitantes. O Brasil é conhecido no mundo por ser um país carinhoso com seus turistas, que é bom anfitrião - revela o ministro de Estado do Esporte, Orlando Silva Jr.
Cerca de três mil pessoas, entre atletas e personalidades, conduzirão a tocha pan-americana. Cada condutor percorrerá um trecho de 400m, em comboio pelas ruas das cidades participantes do revezamento.
O projeto de revezamento da tocha pan-americana Rio 2007 pelas cidades brasileiras tem orçamento global de R$ 10 milhões.
04/06 |
Teotihuacan - México |
- |
05/06 |
Santa Cruz de Cabrália (BA) |
Bahamas |
06/06 |
Goiânia (GO) |
República Dominicana |
07/06 |
Ouro Preto (MG) |
São Vicente e Granadinas |
08/06 |
Vitória (ES) |
Costa Rica |
09/06 |
Salvador (BA) |
Cuba |
10/06 |
Canindé de São Francisco (SE) |
Antigua e Barbuda |
11/06 |
Brasília (DF) |
México |
12/06 |
Recife (PE) / Olinda (PE) |
Venezuela |
13/06 |
Maceió (AL) |
Barbados |
14/06 |
João Pessoa (PB) |
Guatemala |
15/06 |
Fernando de Noronha (PE) |
Ilhas Cayman |
16/06 |
Fortaleza (CE) |
Argentina |
17/06 |
Teresina (PI) |
Antilhas Holandesas |
18/06 |
Palmas (TO) |
Bermudas |
19/06 |
São Luis (MA) |
Jamaica |
20/06 |
Belém (PA) |
Colômbia |
21/06 |
Macapá (AP) |
Suriname |
22/06 |
Boa Vista (RR) |
Guiana |
23/06 |
Manaus (AM) |
Aruba |
24/06 |
Rio Branco (AC) |
Bolívia |
25/06 |
Porto Velho (RO) |
Belize |
26/06 |
Cuiabá (MT) |
Nicarágua |
27/06 |
Campo Novo de Parecis (MT) |
- |
28/06 |
Campo Grande (MS) |
Dominica |
29/06 |
Porto Alegre (RS) |
Uruguai |
30/06 |
Foz do Iguaçu (PR) |
Paraguai |
01/07 |
Florianópolis (SC) |
Porto Rico |
02/07 |
Blumenau (SC) |
Trinidad e Tobago |
03/07 |
Curitiba (PR) |
Chile |
04/07 |
Dia de Manutenção |
- |
05/07 |
Guarulhos (SP) |
Granada |
06/07 |
Santos (SP) |
Honduras |
07/07 |
Americana (SP) |
Haiti |
08/07 |
São Paulo (SP) |
Estados Unidos |
09/07 |
Campinho da Independência (RJ) Paraty (RJ) |
Ilhas Virgens |
10/07 |
Nova Iguaçu (RJ) |
Panamá |
11/07 |
Macaé (RJ) |
Santa Lúcia |
12/07 |
Niterói (RJ) |
Peru |
13/07 |
Rio de Janeiro (RJ) |
Brasil |
Fonte: Globoesporte.com