Por CBTM
Na manhã desta sexta-feira (31/08), a partir das 9h, acontecerá o II Desafio de Tênis de Mesa com a participação das equipes dos Projetos Riacho Doce (PRD), da Universidade Federal do Pará (UFPA) e Papo Cabeça, da Secretaria Executiva de Esporte e Lazer (SEEL), com suporte técnico da Federação de Tênis de Mesa do Pará (FTMPA).
O encontro se desenvolverá em duas etapas distintas. Um primeiro momento com explanações sobre a importância do evento e dos projetos envolvidos. Também será discutida a origem do Tênis de Mesa, a diferença em relação ao ping-pong e sua atual situação em âmbito mundial, nacional e regional.
O segundo momento, após o intervalo do lanche, será dividido entre pequenos jogos individuais e em grupos, prática de dupla na mesa e, finalizando, partidas individuais. Tudo acontecerá no complexo esportivo da UFPA, onde existem 07 mesas pré-fabricadas de concreto, que construídas a partir de especificações técnicas disponibilizadas pela Confederação Brasileira de Tênis de Mesa.
A competição é alusiva a mais uma renovação da parceria do Banco da Amazônia com o Projeto Riacho Doce, que perdura desde 2002, e objetiva ratificar a importância da prática esportiva como instrumento de socialização, de inclusão social e educacional, além de estreitar as relações entre os projetos e entidades envolvidos e divulgar a modalidade Tênis de Mesa entre alunos da UFPA e toda a sociedade.
A coordenação geral será do Profº Nizomar Carneiro, que além de instrutor do Projeto Papo Cabeça é também o presidente da FTMPA e um dos grandes incentivadores desta modalidade esportiva no Pará.
O Projeto Riacho Doce é uma atividade acadêmico-social realizada pelo Departamento de Educação Física da UFPA, que utiliza o esporte como eixo estruturador de suas atividades, contando com importantes aliados como o Instituto Ayrton Senna, a Audi, o BNDES e o Banco da Amazônia.